Topo

Marlene Campos Machado é a 15ª pré-candidata à Prefeitura de SP

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

08/10/2015 16h57

O PTB anunciou nesta quinta-feira (8) que irá ter candidatura própria à Prefeitura de São Paulo em 2016. O nome escolhido para representar o partido na disputa é o de Marlene Campos Machado, mulher do presidente PTB paulista e deputado estadual Campos Machado.

"Estamos trabalhando com a pré-candidatura da Marlene, presidente nacional do PTB Mulher. Ano passado, ela foi candidata ao Senado e consolidou a força da mulher na política e no PTB", disse Campos Machado em nota ao UOL.

Veja também

Em 2014, Marlene teve 330.302 votos na disputa pelo Senado, ficando em quarto lugar, atrás de Gilberto Kassab (PSD), Eduardo Suplicy (PT) e do vencedor, José Serra (PSDB).

Até a confirmação da opção por candidatura própria em 2016, o PTB estava trabalhando com a possibilidade de ocupar, com Marlene, a posição de vice na chapa de Celso Russomano, pré-candidato do PRB. Outra possibilidade era a de Marlene também ser vice em uma possível chapa com Marta Suplicy (PMDB) caso a senadora paulista fosse confirmada na disputa pela prefeitura paulistana.

As possibilidades de coligação, porém, estão descartadas neste momento, segundo o presidente do PTB paulista.

Nomes na disputa

Com o surgimento do nome de Marlene Campos Machado, já são 15 os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo. Até o momento, doze partidos já possuem nomes para a disputa pelo principal cargo político da capital paulista.

O PT tentará manter-se no edifício Matarazzo com o atual prefeito, Fernando Haddad. Surpresa de 2012, o deputado federal Celso Russomano (PRB-SP) tentará mais uma vez vencer a disputa pelo cargo.

No PSDB, quatro pré-candidatos vão brigar pela indicação no partido: o empresário João Dória Jr., o vereador Andrea Matarazzo, e os deputados federais Ricardo Tripoli e Bruno Covas. O partido, contudo, poderá ter ainda mais nomes para suas prévias.

Dois estreantes em eleições majoritárias, o jornalista José Luiz Datena (PP) e o presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah (PSD) também pretendem concorrer.

No PSC, o deputado federal Marco Feliciano é pré-candidato à prefeitura paulistana. Pelo PRTB, quem vai disputar o cargo é Levy Fidelix. O PSDC lançará o nome do vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo João Bico na corrida pela prefeitura. O PHS também terá candidato próprio: o vereador Laércio Benko.

No PSOL, o deputado estadual Carlos Giannazi já se mostrou disposto a disputar a prefeitura. E no último sábado (3), o PV anunciou a pré-candidatura do deputado estadual Roberto Tripoli.

Outros partidos ainda estão decidindo nomes ou possíveis alianças para o pleito do ano que vem.

As candidaturas oficiais serão conhecidas apenas entre 20 de julho e 5 de agosto de 2016, período em que os partidos farão as inscrições na Justiça Eleitoral, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marlene Campos Machado é a 15ª pré-candidata à Prefeitura de SP - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política