Alan Marques/Folhapress

Processo de impeachment

Senado lê resumo do parecer pelo impeachment de Dilma; governistas reclamam

Do UOL, em São Paulo

  • Alan Marques/Folhapress

    Plenário do Senado Federal

    Plenário do Senado Federal

O senador Vicentinho Alves (PR-TO) leu nesta segunda-feira (9) um resumo do parecer enviado ao Senado Federal pela comissão especial que pede a abertura do julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo o documento, o processo corre porque "o Estado é chamado a dar explicações".

A base governista, entretanto, criticou a leitura do relatório. Segundo Gleisi Hoffmann (PT-PR), a sessão apresentou apenas um resumo do relatório. "É uma questão processual e de rito", disse. "Por que tanta pressa?", completou. Após a intervenção, o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) suspendeu a sessão por dez minutos.

Leitura

"Não se trata de criminalização da política fiscal", disse o senador tocantinense durante a leitura do documento, "mas da forma como a política foi executada". O trecho fazia referência à abertura de créditos suplementares no valor de R$ 95,9 bilhões no orçamento federal de 2015 – a defesa da presidente afirma que os valores foram baseados em excesso de arrecadação, remanejamento de recursos ou superávit das contas do governo federal.

O relatório, elaborado pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), havia sido aprovado pela comissão do impeachment na semana passada. A leitura do documento faz parte do rito para que o Senado vote na próxima quarta-feira o encaminhamento do julgamento, que poderá afastar a presidente do cargo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos