Lula e Dilma vão a Cuba para homenagens a Fidel Castro

Do UOL, em São Paulo*

  • Divulgação - 28.fev.2014

    Lula e Fidel Castro em Cuba, em 2014

    Lula e Fidel Castro em Cuba, em 2014

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, vão a Cuba este fim de semana para participar de homenagens ao líder cubano Fidel Castro, que faleceu na noite de sexta (25) aos 90 anos.

Segundo nota divulgada no site de Lula esta quinta (1º), os ex-presidentes estarão presentes às homenagens a Fidel na cidade de Santiago de Cuba, no sábado (3). Lula volta ao Brasil na segunda (5).

Os dois petistas lamentaram a morte do líder cubano. Em nota sobre o falecimento de Fidel, Lula o chamou de "o maior de todos os latino-americanos" e disse sentir sua morte "como a perda de um irmão mais velho, de um companheiro insubstituível, do qual jamais me esquecerei".

Já Dilma declarou que a morte de Fidel, "uma das mais influentes expressões políticas do século 20, é motivo de luto e dor". Segundo a ex-presidente, Fidel foi "um visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa, sem fome nem exploração, numa América Latina unida e forte".

Esta quinta, a caravana com as cinzas de Fidel Castro chegou à cidade de Santa Clara, onde estão os restos mortais de Che Guevara. Ambos lutaram na Revolução Cubana, que levou Fidel ao poder em 1959.

As cinzas de Castro serão depositadas finalmente no domingo (4) no cemitério de Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba, onde também foi sepultado José Martí, herói da independência cubana.

*Com AFP

Lula homenageia Fidel Castro em seu sítio

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos