Teori representa ponto alto na história da nossa Justiça, diz Cármen Lúcia

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

  • Pedro Ladeira - 27.out.2016/Folhapress

    Ministra Cármen Lúcia e o ministro Teori Zavascki em sessão do STF

    Ministra Cármen Lúcia e o ministro Teori Zavascki em sessão do STF

A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), lamentou a morte do ministro Teori Zavascki em acidente aéreo nesta quinta-feira (19). " O ministro Teori Zavascki representa um dos pontos altos na história da nossa Justiça. O seu trabalho permanecerá para sempre, e a sua presença e o seu exemplo ficarão como um rumo do qual não nos desviaremos, cientes de que as pessoas morrem, suas obras e seus exemplos, não", afirmou a presidente do STF.

Os familiares do ministro disseram à presidente da Corte que gostariam que o velório seja realizado em Porto Alegre.

Zavascki morreu em um acidente aéreo em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. A presidente do STF estava em Belo Horizonte e já está a caminho de  Brasília. Ainda não há informações sobre o horário da chegada da ministra, mas espera-se que ela chegue à capital federal ainda nesta quinta-feira.

Cármen Lúcia foi a Minas Gerais nesta quinta-feira para visitar seu pai, mas ao chegar à capital mineira foi informada sobre o acidente envolvendo o colega. Segundo sua assessoria, ela sequer deixou o aeroporto de Confins. Ao receber a notícia, ela designou um juiz auxiliar para comunicar o acidente ao presidente da República, Michel Temer (PMDB).

Ainda segundo sua assessoria, Cármen Lúcia telefonou aos filhos de Teori após a confirmação de sua morte. Foi nesse momento que ela foi informada de que a família gostaria que as homenagens ao ex-ministro fossem prestadas em Porto Alegre, cidade onde vive sua família.

O acidente que matou o ministro aconteceu no início da tarde desta quinta-feira. O bimotor em que ele viajava com outras três pessoas partiu de São Paulo com destino a Paraty, mas caiu no mar a pouco mais de dois quilômetros do local previsto para o pouso. A confirmação da morte do ex-ministro foi feita pelo próprio filho, Francisco Zavascki, em uma postagem em uma rede social.

Veja a íntegra da nota da ministra:

"A consternação tomou conta do Supremo Tribunal Federal, neste 19 de janeiro, com a notícia da morte de um dos mais brilhantes juízes que ajudaram a construir a história deste Tribunal e do país. O ministro Teori Zavascki representa um dos pontos altos na história da nossa Justiça. O seu trabalho permanecerá para sempre, e a sua presença e o seu exemplo ficarão como um rumo do qual não nos desviaremos, cientes de que as pessoas morrem, suas obras e seus exemplos, não.

A morte põe fim a uma vida, mas não acabam a amizade, a convivência nobre, gentil e fecunda do amigo dos amigos. Nem a generosidade com todos que caracterizava o ministro Teori Zavascki.

O sentimento de dor e de saudade servirá de permanente lembrança para os compromissos que marcaram a vida do ministro, uma responsabilidade nossa, a fim de nos perseverarmos, também em sua homenagem, na mesma trilha.

O STF solidariza-se com a família do ministro Teori Zavaski e agradece as manifestações de pesar recebidas pela sua morte".

Morre o ministro Teori Zavascki

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos