Reforma trabalhista

PDT decide expulsar deputado infiel que votou a favor da reforma trabalhista

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

  • Reprodução/Facebook

    O deputado Carlos Eduardo Cadoca

    O deputado Carlos Eduardo Cadoca

O PDT anunciou que decidiu expulsar o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PE) da sigla por ter votado contra a orientação do partido e a favor da reforma trabalhista, aprovada em sessão que terminou na madrugada desta quinta-feira (27).

A decisão de expulsar o parlamentar foi divulgada em nota oficial do partido assinada pelo presidente da legenda, Carlos Lupi. A decisão foi tomada pela Executiva Nacional do PDT.

"O PDT tem suas raízes históricas e lutas sempre em favor do trabalhador brasileiro. No momento que um governo ilegítimo, imoral e sem qualquer apoio popular decide atacar diretamente as conquistas trabalhistas, o PDT tem a obrigação de ficar ao lado do trabalhador brasileiro", diz o texto.

Segundo o comunicado do partido, as reformas propostas pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) retiram direitos dos trabalhadores. Na Convenção Nacional do PDT, em março, ficou decidido que a legenda faria oposição às reformas.

Cadoca foi o único dos 16 deputados do PDT que participaram da votação a se posicionar favorável à reforma. O partido tem uma bancada de 19 deputados federais.

O projeto foi aprovado na Câmara por 296 votos a favor e 177 contrários. O texto agora segue para o Senado.

O deputado Carlos Cadoca afirmou que os dirigentes do PDT já conheciam sua posição favorável ao governo Temer e que o partido decidiu trilhar o "nocivo caminho do radicalismo político".

"A minha atuação no PDT sempre foi de absoluta transparência. A decisão de votar a favor da Reforma da Previdência e da Reforma Trabalhista, que considero fundamentais e necessárias para a recuperação econômica do país, sempre foi explícita. Não agi às escondidas nem promovendo qualquer tipo de voto surpresa. É essa a minha postura em mais de 30 anos de mandatos", afirmou o deputado em nota enviada ao UOL.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos