Fux prevê fim do julgamento no TSE para sexta. "Mais cedo possível", opina Gilmar

Do UOL, em São Paulo*

  • André Dusek/Estadão Conteúdo

    Ministros Luiz Fux (d) e Herman Benjamin conversam durante julgamento da chapa Dilma/Temer no TSE

    Ministros Luiz Fux (d) e Herman Benjamin conversam durante julgamento da chapa Dilma/Temer no TSE

O vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira (07) que acredita que o julgamento da chapa Dilma-Temer será concluído em uma das três sessões previstas para sexta (9).

"Praticamente acredito que [o julgamento] vai ocupar um dia e meio ainda. A nossa previsão é de que sexta-feira o julgamento esteja concluído. No sentido que vai ser concluído, não tenho ideia", declarou Fux, que nesta noite lançou seu livro, "Jurisdição Constitucional 2", durante um coquetel na biblioteca do STF (Supremo Tribunal Federal), Corte da qual também é ministro.

Ao todo, ainda estão agendadas nove sessões no julgamento: três na quinta-feira, três na sexta e três no sábado, sempre nos horários de 9h, 14h e 19h.

Fux também disse achar que houve "amplíssima defesa". "Os memoriais são de 200 páginas. Se em 200 páginas, a pessoa não consegue se defender, então é realmente inesgotável a necessidade dessa ampla defesa."

Embora não tenha cravado uma data, o presidente do TSE e colega de Fux no STF, GIlmar Mendes, afirmou que crê numa conclusão "o mais cedo possível" do julgamento.

Questionado se a decisão da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, de manter sessão da corte amanhã às 14h atrapalharia a análise do TSE, Mendes disse que não. "A gente se adapta", afirmou. Além dele e de Luiz Fux, a ministra Rosa Weber também acumula funções nos dois Tribunais e, por isso, estará ausente na sessão de quinta-feira do STF.

Também estiveram no coquetel de lançamento do livro de Fux os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber, Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos