Topo

Assessores parlamentares veem figurinhas da Copa durante votação na Alerj

Assessores parlamentares colam figurinhas durante sessão na Alerj nesta quarta - Reprodução/Twitter
Assessores parlamentares colam figurinhas durante sessão na Alerj nesta quarta Imagem: Reprodução/Twitter

Demétrio Vecchioli

Colaboração para o UOL

05/04/2018 10h56

No bar, no parque, no museu. O álbum da Copa do Mundo vira, como acontece sempre a cada quatro anos, moda. Mas há lugares para ver figurinhas e um deles não parece ser o plenário de uma Assembleia Legislativa. Tanto é que as imagens de dois assessores parlamentares brincando com figurinhas do Mundial de 2018, postadas no Twitter nesta quarta-feira (4), já têm mais de 15 mil compartilhamentos.

Leia também

Inicialmente, o perfil Marcello Falcao na rede social compartilhou as imagens informando que, durante votação importante Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), dois deputados estavam trocando figurinhas. O perfil da Alerj no Twitter respondeu que se tratava, na verdade, de dois assessores, mas que não havia votação em andamento.

O UOL apurou que os assessores de plenário trabalhavam para Carlos Osório (PSDB) e Tio Carlos (SDD). Eles foram exonerados de suas funções. A dupla era responsável por acompanhar o andamento das votações para posicionar o político sobre o dia a dia da casa.

Nesta quinta-feira (5), a Alerj passou a admitir que a troca de figurinhas ocorreu durante a sessão, ressaltando que o comportamento "não é justificável". Também ressaltou que já informou aos gabinetes dos deputados Carlos Osório (PSDB) e Tio Carlos (SDD), aos quais os assessores pertencem, e que cabe a cada um deles decidir como agir.

Deputados exoneram assessores

O UOL entrou em contato com os dois gabinetes na manhã desta quinta. Os deputados, citando o "comportamento inadequado" da dupla, decidiram exonerar seus assessores do cargo. Carlos Osório considerou a atitude inaceitável e confirmou a exoneração.

Informado sobre o envolvimento de seu assessor no caso, Tio Carlos também promete exonerá-lo ainda nesta quinta.