Topo

Bolsonaro sobre papel da imprensa: "Cheguei ao poder graças às mídias sociais"

Hanrrikson de Andrade e Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

01/11/2018 19h05

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta quinta-feira (1º) que chegou ao poder "graças às mídias sociais" ao ser questionado sobre o papel da imprensa e os atritos com jornais como a Folha de S.Paulo, que levaram o próprio vice, o general Hamilton Mourão (PRTB), a declarar que os jornalistas não deveriam ser vistos como "inimigos".

Na visão dele, "quem vai fazer a seleção de qual imprensa vai sobreviver ou não é a própria população". "A imprensa que não entrega a verdade nos seus jornais, nas televisões e no alto-falante das rádios, vai ficar para trás", completou.

Leia também:

Ao exaltar a força das redes sociais, Bolsonaro disse que "hoje em dia a imprensa está muito diversificada". As declarações foram dadas em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (1º), na casa dele, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Jornalistas ficam de fora de entrevista

Houve protestos em relação à seleção dos jornalistas. Jornais impressos de grande porte, agências internacionais e outros veículos de comunicação não constaram na relação feita pela equipe de Bolsonaro. A maioria das autorizações era para emissoras de TV. Dois portais também conseguiram acesso, entre os quais o UOL.

Esta foi a primeira coletiva de Bolsonaro após a eleição, no último domingo (28 de outubro). Na tarde desta quinta, ele também deu entrevista para emissoras de TV e jornais de cunho religioso.

Confrontado com a insatisfação dos profissionais que ficaram na portaria do condomínio, Bolsonaro respondeu que prestigiava os que ali estavam e que não havia determinado qualquer restrição.

"Ah, não sei, quem marcou isso [entrevista] não fui eu...", disse. "Espaço físico [o local designado para a coletiva era pequeno]. Eu tenho consideração por vocês aqui. Eu não mandei restringir ninguém, não."

Bolsonaro diz que Moro é "soldado"

UOL Notícias