Topo

Gisele se diz surpresa com 'nome mencionado negativamente'; ministra reage

Gisele Bündchen - AP
Gisele Bündchen Imagem: AP

Pedro Graminha

Do UOL, em São Paulo

16/01/2019 16h59

 A modelo brasileira Gisele Bündchen repercutiu nesta quarta-feira (16), em seu Twitter, as declarações da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que disse que a modelo estaria 'prejudicando' a imagem do Brasil no mundo, por criticar a atuação do atual governo na questão ambiental

"Causou-me surpresa ver meu nome mencionado de forma negativa por defender e me manifestar em favor do meio ambiente, pois desde 2006 venho apoiando projetos e me envolvendo com causas socioambientais, o que sempre fiz com muita responsabilidade", escreveu Gisele.

 "Acredito que a produção agropecuária e conservação ambiental precisam andar juntas, lado a lado. Nosso desenvolvimento, prosperidade e bem-estar dependem desse equilíbrio e a agricultura, tão importante para nosso país, também depende das condições climáticas para seu crescimento"

O envolvimento de Gisele com as causas ambientais é conhecido há tempos e as críticas já existiam nos últimos governos: no primeiro mandato de Dilma Rousseff, a modelo criticou a aprovação do código ambiental e, durante o governo de Michel Temer, foi contrária a um decreto que extinguia Reserva Nacional de Cobre (Renca). 

Um pouco depois da publicação, Tereza Cristina agradeceu a Gisele em seu Twitter por uma carta enviada pela modelo.

Críticas da ministra

A ministra criticou a modelo durante entrevista à Rádio Jovem Pan, na última segunda-feira (14), dizendo que a brasileira deveria ser uma "embaixadora" do país no exterior, divulgando como o país lida com a preservação ambiental.

"É um absurdo o que fazem hoje com a imagem do Brasil. Infelizmente são maus brasileiros. Por algum motivo vão lá fora levar uma imagem do Brasil e do setor produtivo que não é verdadeiro. País nenhum do mundo que tenha lei como a nossa", disse.

"Inclusive, desculpe, Gisele Bündchen, você deveria ser nossa embaixadora e dizer que seu País preserva, está na vanguarda do mundo na preservação, e não meter o pau no Brasil sem conhecimento de causa", afirmou em seguida.

Pouco depois, a ministra, em uma publicação no Twitter, disse que sua equipe faria um convite a Gisele Bündchen.