"Se Deus quiser vamos ter o relator da Previdência hoje", diz Onyx
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse hoje que, "se Deus quiser", o relator da reforma da Previdência será definido hoje. A declaração foi feita após reunião no início da tarde de hoje entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP).
O ministro deixou a residência oficial da Câmara e seguiu com a deputada para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), na Câmara. Eles vão se encontrar ainda nesta quinta com líderes da Casa e o presidente do colegiado, Felipe Francischini (PSL-PR) para tentar escolher o relator.
O deputado selecionado para relatar o primeiro passo da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) deve ser do PSL ou do Novo, partidos que o presidente da CCJ entende como alinhados ao projeto.
A escolha foi prometida para semana passada, mas com a crise entre Maia e o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o ambiente na Casa ficou sensível.
A dificuldade de ter uma base ou mesmo uma projeção de quais partidos poderiam compor e ajudar o governo a aprovar o projeto retardou a escolha do relator.
Outro impacto da indecisão foi a ausência do ministro Paulo Guedes (Economia) à CCJ. Ele tinha se comprometido a ir ao colegiado na terça-feira, mas evitou comparecer ao local com receio de ser bombardeado e piorar a relação entre os poderes.
Mais cedo, Maia se reuniu com Guedes e líderes da Câmara para debater o andamento da Previdência na Casa. O presidente da Câmara disse que o bate-boca com Bolsonaro está "encerrado".
Guedes se comprometeu a ir, na próxima quarta-feira, à CCJ defender a reforma e explicar pontos para os deputados que vão analisar a legalidade da proposta. A partir daí começa, de fato, a discussão em torno do conteúdo da reforma. Maia deve definir uma Comissão Especial para analisar propostas de emendas e enviar o projeto ao Plenário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.