Bolsonaro diz que crescimento do PIB é "boa notícia em boa hora"
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje que o crescimento de 0,6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no terceiro trimestre de 2019, na comparação com os três meses anteriores, é uma "boa notícia" que veio "em boa hora".
Segundo ele, o número pode ser "inesperado" para analistas econômicos, mas o governo sabia que a economia cresceria. Bolsonaro acrescentou que a previsão do Ministério da Economia para o quarto trimestre deste ano é também de crescimento.
"Pode ser inesperado para analistas econômicos, mas, da nossa parte, sabíamos que viria uma boa notícia. E ela veio em boa hora. A equipe econômica diz que a previsão para o próximo trimestre é crescer. O Brasil está crescendo", afirmou.
Em discurso em evento sobre combate à corrupção promovido pela Controladoria-Geral da União, Bolsonaro voltou a falar que, ao assumir a Presidência, encontrou um Brasil em crise "ética, moral e econômica bastante grave".
O PIB
Foi anunciado hoje que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 0,6% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores. Em relação ao terceiro trimestre de 2018, o PIB subiu 1,2%.
Em valores atuais, o PIB totalizou R$ 1,842 trilhão de julho a setembro. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No segundo trimestre, a economia brasileira avançou 0,5%, após revisão de dados (antes era 0,4%).
Os resultados ficaram acima da expectativa em pesquisa da agência de notícias Reuters, de avanços de 0,4% na base trimestral e 1% na anual.
Agropecuária, indústria e serviços crescem
Os três setores da economia cresceram no período:
- Agropecuária: 1,3% em relação ao trimestre anterior e 2,1% em um ano
- Indústria: 0,8% em relação ao trimestre anterior e 1% em um ano
- Serviços: 0,4% em relação ao trimestre anterior e 1% em um ano
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.