Topo

Esse conteúdo é antigo

Datafolha: maioria da população vê comportamento inadequado de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro tem atitudes consideradas como sempre adequadas apenas por 14% da população - Adriano Machado/Reuters
O presidente Jair Bolsonaro tem atitudes consideradas como sempre adequadas apenas por 14% da população Imagem: Adriano Machado/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/12/2019 15h09

A maioria da população brasileira avalia que o presidente Jair Bolsonaro tem atitudes inadequadas para o cargo que ocupa, mostrou a pesquisa mais recente do Datafolha. Segundo o instituto, uma parcela de apenas 14% dos entrevistados acredita que o político sempre se comporta de forma adequada.

O grupo que afirma que Bolsonaro nunca tem atitudes de acordo com o cargo é formado por 28% da população. Para outros 25%, o comportamento dele é inadequado na maior parte das vezes. E um outro grupo, de 28%, vê a maioria das atitudes como corretas, mas enxerga problemas em alguns gestos do presidente.

O instituto também mediu a confiança dos brasileiros nas declarações do presidente. E 80% da população ao menos desconfia da palavra de Bolsonaro. Esse grupo é formado pelos 43% que nunca confiam, mais 37% que confiam "às vezes". Apenas 19% tem total confiança, enquanto 1% não soube responder.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.948 pessoas em 176 municípios em todo o país e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.