Tales: Ideia de marxismo cultural não faz sucesso no Congresso
Usado pela ala mais ideológica do bolsonarismo, o termo marxismo cultural é lembrado sempre que se acusa a esquerda de ter aparelhado a cultura brasileira. De acordo com o escritor Olavo de Carvalho, guru do presidente, somente agora o conservadorismo está ganhando projeção no setor.
Contribui com esse cenário a nomeação de diversos seguidores do escritor para importantes cargos ligados ao incentivo de políticas públicas na área, como o maestro Dante Mantovani para a presidência da Funarte (Fundação Nacional de Artes) e Rafael Nogueira para a Biblioteca Nacional. No 24ª episódio do Baixo Clero, podcast de política do UOL, o blogueiro Tales Faria conta como isso é visto em Brasília.
"Essa história de fantasma do marxismo cultural não faz o menor sucesso no Congresso. Na verdade, as ideias do bolsonarismo não fazem muito sucesso por lá. Mas tem uma brecha por onde os aliados de Olavo de Carvalho e companhia pretendem ganhar espaço na política. É a bancada evangélica, essa sim forte no Congresso e nas urnas em períodos eleitorais", avaliou.
Tales lembrou ainda que a TV Escola, ligada ao MEC (Ministério da Educação), iniciou a exibição de uma série sobre a história do Brasil com uma visão conservadora, trazendo entrevistas com o próprio Olavo de Carvalho e religiosos. A série foi realizada pela produtora Brasil Paralelo, que mantém um canal no YouTube. "Era por esse canal que o deputado Eduardo Bolsonaro estudava história para a sabatina que teria no Senado, caso fosse indicado à embaixada dos EUA", disse.
Onde mais ouvir
Você pode ouvir o Baixo Clero em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O podcast está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Castbox e no Google Podcasts.
Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do "Baixo Clero", é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.