Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Governo estende fechamento de fronteiras aéreas por 30 dias

Vista aérea do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo - Getty Images
Vista aérea do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/04/2020 15h57

O governo brasileiro estendeu por mais 30 dias o fechamento das fronteiras aéreas como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus. A decisão foi tomada por meio de portaria interministerial publicada em edição extra do Diário Oficial da União na tarde de hoje.

A portaria é assinada pelos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), Tarcísio Gomes (Infraestrutura), Nelson Teich (Saúde) e Luiz Pontel de Souza (como substituto temporário no Ministério da Justiça e Segurança Pública) e vale para barrar a entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade.

Assim como a decisão anterior, a medida não se aplica a brasileiros natos ou naturalizados que estejam voltando ao país, bem como a imigrantes que residem no Brasil, profissionais estrangeiros que estão em missão a serviço de órgãos internacionais ou creditados junto ao governo federal, e também a cidadãos de outros países que sejam cônjuges, companheiros, filhos, pais ou curadores de brasileiros.

Da portaria anterior, revogada pela nova, dois dos ministros que a assinaram não estão mais no Governo Bolsonaro. A restrição determinada no fim do mês de março trazia as assinaturas de Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Sergio Moro (Justiça). Mandetta foi demitido e Moro pediu demissão, ambos em abril.