Governador do AM escreve à ONU e pede ajuda contra covid-19 na Amazônia
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou ter enviado hoje uma carta à ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar mobilizar a entidade no apoio e na captação de recursos para fortalecer a saúde pública na região da Amazônia durante o combate da pandemia do novo coronavírus.
A mensagem foi enviada via Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), organização que reúne 38 governadores de 10 países. No texto, Lima pede uma ação conjunta internacional para a proteção de populações mais vulneráveis à covid-19 em áreas de floresta.
Lima ainda destacou o impacto da doença nas projeções de aumento do desmatamento, resultado da retração econômica e das medidas de isolamento social.
"Na carta que eu estou encaminhado à ONU, na condição de presidente do GCF, peço que os esforços que estavam voltados para a proteção da floresta se voltem nesse momento para a área de saúde, para a aquisição de equipamentos, montagem de infraestrutura e contratação de pessoal para atender àquelas pessoas que foram responsáveis, ao longo dos anos, pela proteção de 97% da cobertura vegetal no estado do Amazonas", disse o governador amazonense.
"O GCF também vai levar essa carta aos outros organismos que são parceiros, que trabalham nessa questão da proteção ambiental, e aí é preciso saber onde estão aquelas pessoas que tanto defendem a floresta. Nesse momento, nós precisamos defender o nosso povo. Aliás, esse sempre foi o meu discurso, de que antes de a gente defender a floresta, primeiro a gente tem que defender o cidadão. Se não defender o cidadão, não tem como proteger a floresta", acrescentou.
De acordo com dados divulgados hoje pela Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam), 4.801 casos do novo coronavírus já foram confirmados na população amazonense. Deste número, 380 pacientes faleceram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.