Topo

Esse conteúdo é antigo

Governador do AM escreve à ONU e pede ajuda contra covid-19 na Amazônia

"Nesse momento, nós precisamos defender o nosso povo", diz Wilson Lima (PSC) - Maurilio Rodrigues/Secom
"Nesse momento, nós precisamos defender o nosso povo", diz Wilson Lima (PSC) Imagem: Maurilio Rodrigues/Secom

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 21h10

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou ter enviado hoje uma carta à ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar mobilizar a entidade no apoio e na captação de recursos para fortalecer a saúde pública na região da Amazônia durante o combate da pandemia do novo coronavírus.

A mensagem foi enviada via Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), organização que reúne 38 governadores de 10 países. No texto, Lima pede uma ação conjunta internacional para a proteção de populações mais vulneráveis à covid-19 em áreas de floresta.

Lima ainda destacou o impacto da doença nas projeções de aumento do desmatamento, resultado da retração econômica e das medidas de isolamento social.

"Na carta que eu estou encaminhado à ONU, na condição de presidente do GCF, peço que os esforços que estavam voltados para a proteção da floresta se voltem nesse momento para a área de saúde, para a aquisição de equipamentos, montagem de infraestrutura e contratação de pessoal para atender àquelas pessoas que foram responsáveis, ao longo dos anos, pela proteção de 97% da cobertura vegetal no estado do Amazonas", disse o governador amazonense.

"O GCF também vai levar essa carta aos outros organismos que são parceiros, que trabalham nessa questão da proteção ambiental, e aí é preciso saber onde estão aquelas pessoas que tanto defendem a floresta. Nesse momento, nós precisamos defender o nosso povo. Aliás, esse sempre foi o meu discurso, de que antes de a gente defender a floresta, primeiro a gente tem que defender o cidadão. Se não defender o cidadão, não tem como proteger a floresta", acrescentou.

De acordo com dados divulgados hoje pela Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam), 4.801 casos do novo coronavírus já foram confirmados na população amazonense. Deste número, 380 pacientes faleceram.