Topo

Secretária da Saúde do Amazonas está com covid-19 em meio à crise no estado

 Simone Papaiz, secretária estadual de Saúde do Amazonas -  Foto: Diego Peres/Secom
Simone Papaiz, secretária estadual de Saúde do Amazonas Imagem: Foto: Diego Peres/Secom

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

26/04/2020 11h37

A secretária estadual de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, testou positivo para o novo coronavírus, informou o governo estadual. O estado é um dos mais afetados pela pandemia no Brasil e já teria "perdido o controle" sobre a doença.

O Amazonas registrou mais 441 casos de Covid-19 no sábado (25), totalizando 3.635 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela FVS (Fundação de Vigilância em Saúde). Também foram confirmados mais 32 óbitos pela doença, elevando para 287 o total de mortes.

De acordo com a assessoria do governo, Simone realizou o exame na quinta-feira (23) e recebeu o resultado positivo no sábado (25).

"Me sinto bem", disse ela. "Seguindo as orientações das autoridades medicas, farei o isolamento social pelo prazo determinado, mas darei continuidade ao trabalho, mesmo à distância." Simone permanecerá em isolamento social por 14 dias.

Enquanto a secretária dará expediente de casa, o trabalho presencial ficará "sob a responsabilidade dos secretários executivos" da pasta.

"Estado perdeu o controle"

Segundo o presidente do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde) do Amazonas, Januário Cunha, "o estado perdeu o controle da situação".

"Estamos com sérios problemas aqui no interior. Por exemplo, estamos sem saber quando vamos receber os insumos por parte do estado. Temos pouquíssimos EPIs (equipamentos de proteção individual) e teste rápidos. Além disso, temos dificuldade de logística de levar vacinas e imunoderivados", afirma Cunha.

Por conta da dificuldade, o presidente do Cosems conta que pediu ajuda a políticos paraenses em Brasília, para que consigam apoio do Ministério da Defesa na entrega de insumos. "A gente precisa de mais celeridade. Por isso, estamos pedindo o auxílio das Forças Armadas para os municípios não ficarem desabastecidos."

Entretanto, contatado pelo UOL, o Ministério da Defesa, que coordena a Operação Covid-19, informa que não recebeu solicitação de municípios do estado do Amazonas para transporte de insumos.

A pasta diz que, desde o dia 16 de março, foi instituído um "Gabinete de Crise" para articular e monitorar as ações interministeriais de enfrentamento ao novo coronavírus. "Todas as demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, dentro da Operação Covid-19, são analisadas individualmente para planejamento e execução, sendo que, de acordo com a solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento", explica.

Como a covid pode ser transmitida quando tossimos ou espirramos

AFP