Congresso decreta luto oficial de 3 dias pelos 10 mil mortos pela covid-19
O Congresso Nacional decidiu hoje decretar luto oficial de três dias em memória às mais de 10 mil mortes pelo novo coronavírus registradas no País. Em nota, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), se referem à pandemia como "uma tragédia que nos devasta cada dia mais" e prestam solidariedade às famílias das vítimas.
"Solidários a essa dor, em respeito à morte desses dez mil brasileiros, o Congresso Nacional decreta luto oficial de três dias. Este Parlamento, que representa o povo e o equilíbrio federativo desta Nação, não está indiferente a este momento de perde, de tristeza e de pesar", diz a nota compartilhada também nas redes sociais.
Segundo os parlamentares, a situação vivida no Brasil é "lamentavelmente singular", e o combate à covid-19, "um inimigo tão invisível quanto mortal", é "sacrificante e cruel". "Nossas cidades paradas, nossas crianças sem aulas, nosso povo assustado", lamentaram Maia e Alcolumbre.
Eles ainda afirmam que o Congresso tem feito sua parte para dar suporte à população, aos governos e às empresas, ainda que seja "um momento difícil para todos". Os parlamentares também se referem à vida dos brasileiros como o "valor maior", dizendo que não há dúvida sobre o que deve ser feito para protegê-la.
"O Brasil sairá dessa pandemia machucado, enlutado, entristecido, assim como outras nações. [...] Mesmo chorando a morte dos nossos irmãos e irmãs brasileiros, conclamamos todos a manter as recomendações das autoridades de saúde, diminuindo o ritmo dessa terrível doença, enquanto nos preparamos para um retorno seguro e definitivo à normalidade", concluem.
Coronavírus no Brasil
O Brasil ultrapassou a marca de 147 mil casos confirmados de covid-19, segundo as últimas atualizações do Ministério da Saúde e das secretarias locais. Ao todo, 10.037 pessoas foram vítimas da doença no País.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.