Topo

Esse conteúdo é antigo

'Viagem do coronavírus': Mandetta faz críticas a Bolsonaro em TV dos EUA

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cumprimentam-se durante a cerimônia de posse do novo ministro da Saúde do Brasil, Nelson Teich, no Palácio do Planalto em Brasília - UESLEI MARCELINO/REUTERS
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cumprimentam-se durante a cerimônia de posse do novo ministro da Saúde do Brasil, Nelson Teich, no Palácio do Planalto em Brasília Imagem: UESLEI MARCELINO/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

13/05/2020 17h01

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta criticou a maneira que o presidente Jair Bolsonaro tem conduzido a crise do coronavírus em uma entrevista à CNN norte-americana.

Na entrevista, que foi ao ar pouco antes de o STF tornar público os exames do presidente que deram negativo, Mandetta afirmou que não sabia quais eram os resultados dos testes, mas que o presidente estava presente na "viagem do coronavírus".

"O que eu sei é logo depois que ele fez uma viagem aos EUA, na qual todos eles [a comitiva presidencial] jantaram com o presidente [Donald] Trump e o cara da comunicação [o chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten] voltou no avião com a doença. Das pessoas que viajaram com ele, 17 testaram positivo até 15 dias depois que ele chegou. Essa viagem foi uma viagem do coronavírus", afirmou Mandetta.

O ex-ministro também afirmou que a influência de Trump sobre Bolsonaro só funciona parcialmente, já que o presidente dos Estados Unidos já voltou atrás em algumas ações sobre o coronavírus.

"Infelizmente, ele é um dos poucos líderes mundiais que continua com esse posicionamento que a economia deve voltar a qualquer custo e que a perda de empregos será pior e que as pessoas deveriam se preocupar em como manter a economia ativa", disse Mandetta na conversa com a jornalista Christiane Amanpour. "Então é bem difícil dizer às pessoas que devemos que deixar a doença seguir seu curso natural e não nos expormos. O Trump ao menos voltou atrás", finalizou.

Mandetta foi o ministro de Saúde do governo de Jair Bolsonaro, mas as visões distintas sobre como conduzir a crise do coronavírus viraram embates até que em abril, ele foi demitido pelo presidente e substituído por Nelson Teich.