Topo

Trevisan: "Popularidade anabolizada de Bolsonaro tem efeitos colaterais"

Do UOL, em São Paulo

13/06/2020 04h00

As manifestações contra Jair Bolsonaro (sem partido) e o esvaziamento dos atos a favor do presidente provam que a sua popularidade é artificial. Essa foi uma das conclusões do debate entre os jornalistas Diogo Schelp, Carolina Trevisan e Carla Bigatto no Baixo Clero #43, o podcast do UOL. Ouça o programa completo no arquivo acima.

Trevisan aponta que as manifestações foram e são importantes para fazer com que Jair Bolsonaro governe com responsabilidade. "O governo Bolsonaro tem mostrado uma musculatura artificial, gerida pelo impulsionamento que empresários faziam de fake news nas redes. Então, essa musculatura é muito anabolizante. Se você dá muito anabolizante, dá problema no coração e também de impotência. A pressão das ruas, da imprensa, dos governadores e do Congresso fez com que o governo recuasse em muitos pontos." (ouça a partir do minuto 11:00)

Na opinião de Schelp, é difícil levar um grande público para protestar a favor de algum governo. "Esse clamor popular não existe da forma como ele [Jair Bolsonaro] gosta de fazer crer que existe. Quando ele sobe no cavalo e desfila para as pessoas, faz parecer que está cercado pela multidão, mas quando você pega a imagem de longe, vê que não é assim". (ouça a partir do minuto 15:00)

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.