Topo

Trevisan: Ação dos estados poupou vidas expostas por Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

14/06/2020 04h00

Enquanto o governo federal incentiva a abertura econômica e menospreza os impactos da covid-19 na saúde pública, os governadores de cada estado tiveram de assumir a gestão da crise. No Baixo Clero #43, podcast de Política do UOL, a apresentadora Carla Bigatto e os jornalistas Diogo Schelp e Carolina Trevisan analisam como as medidas de quarentena e a responsabilidade dos governos estaduais fizeram diferença para salvar vidas na pandemia. Ouça o programa completo no arquivo acima.

Como exemplo, Trevisan levantou as ações do governador João Doria (PSDB) em São Paulo. "É interessante olhar iniciativas que foram tomadas com mais seriedade. Não dá para negar que São Paulo está na dianteira dos planos de abertura desde o começo e nos planos de quarentena. Milhares de vidas foram poupadas por causa da quarentena e pelo tempo que São Paulo teve para entender esse vírus e criar protocolos. Não estou dizendo que o governo Doria é perfeito, mas temos como confiar que um governo está olhando para a pandemia com seriedade." (ouça a partir do minuto 21:00)

Schelp comentou o anúncio do governo Doria de uma parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech, para a produção de uma vacina contra a covid-19. Estão previstos testes em nove mil voluntários brasileiros.

Na opinião do jornalista, a população não pode baixar a guarda para o coronavírus com essa notícia. "A vacina é uma boa notícia, testar uma vacina em humanos no Brasil. Mas as pessoas não podem se descuidar a partir desse momento, porque uma vacina dessa, caso se prove eficiente, só estará disponível ano que vem."

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.