Topo

Mirando reeleição, Crivella faz maratona de inaugurações durante pandemia

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos) Imagem: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

Igor Mello e Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

01/07/2020 10h15

Em meio à pandemia da covid-19, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), acelerou o ritmo de inaugurações e agendas positivas de olho na reeleição. A maratona ocorre porque o prazo para que candidatos compareçam a esse tipo de evento acaba nesta sexta-feira (3).

Levantamento feito pelo UOL com base em agendas divulgadas no perfil oficial de Crivella no Facebook mostra que, em 17 dias —entre 12 e 29 de julho—, o prefeito fez 21 agendas com inaugurações, visitas a obras e lançamento de benefícios para o funcionalismo. Unidades de saúde representam 17 dessas agendas. Após receber o levantamento do UOL, a procuradora regional eleitoral Silvana Bottini, disse que determinará que seja aberta investigação por possível propaganda antecipada e conduta vedada por parte do prefeito.

Em dez dessas agendas, Crivella esteve acompanhado de vereadores de sua base de apoio. Nas inaugurações, os aliados discursam ao lado do prefeito e posam cortando faixas e revelando placas de inauguração. Tudo é postado nos perfis oficiais de Crivella. Nos vídeos, os vereadores chegam a ser entrevistados.

Sete das dez agendas tiveram participação de vereadores do Progressistas. O partido recentemente ganhou espaço nobre no governo, indicando o bolsonarista Paulo Jobim para o comando da Secretaria Municipal de Transportes. Crivella tem rodado por redutos eleitorais de membros do partido: esteve em Deodoro e Marechal Hermes com Professor Adalmir; Madureira, Jardim América e Campinho com Vera Lins; além de Bangu com Marcelino D'Almeida.

O UOL apurou que os eventos são uma contrapartida de Crivella ao apoio do partido, que é comandado pelo ex-vice-governador Francisco Dornelles. De olho na proximidade das eleições, o prefeito já solicitou a membros do seu secretariado que criem agendas e pautas positivas para os próximos meses.

MP vê possíveis irregularidades

Após receber uma síntese do levantamento feito pelo UOL, a Procuradoria Regional Eleitoral decidiu iniciar uma apuração para averiguar se Crivella cometeu desvios ao realizar a maratona de inaugurações. A procuradora regional eleitoral Silvana Battinia afirmou que, a fim de coibir abusos, o Ministério Público Eleitoral deve acompanhar com rigor atos de prefeitos que buscam se reeleger.

Não é proibido ao prefeito comparecer a inaugurações por ora. Também não é proibido atender a população desassistida, especialmente em momento crítico como o que estamos passando. Mas há limites legais que precisam ser respeitados e cabe ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral zelar por esse respeito

Silvana Battinia, procuradora regional eleitoral Silvana

"Vamos encaminhar [as recentes agendas de Crivella] ao promotor eleitoral para que acompanhe e avalie eventualmente a conduta vedada e a propaganda antecipada", disse ela.

Entrega de equipamentos contra covid-19

No período analisado pelo UOL, Crivella inaugurou cinco unidades de saúde e duas instalações para cuidados de animais domésticos. Ainda fez inaugurações ou entrega de equipamentos em cinco hospitais em todas as regiões da cidade.

23.jun.2020 - Crivella discursa em porta de hospital no Rio com caixas de equipamentos na calçada Imagem: Reprodução/ Facebook

No Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, área nobre da zona sul do Rio, novos equipamentos foram colocados na calçada. Na ocasião, Crivella discursou e posou para fotos em área pública.

O prefeito tem transformado a entrega de equipamentos para o combate à covid-19 em atos políticos. No último sábado (27), esteve às 3h50 na pista do Aeroporto Internacional Tom Jobim para receber um voo da Latam com insumos vindos da China. Com colete por cima do paletó, ele cumprimentou a tripulação e subiu na aeronave, onde foi filmado entre as caixas.

Crivella também esteve no porto do Rio, dessa vez ao lado da primeira-dama Sylvia Jane Crivella, acompanhando a chegada de contêineres com insumos chineses.

O prefeito ainda participou de atos menos convencionais. Na última segunda-feira (29), inaugurou uma sala de pilates e fisioterapia no Parque Radical de Deodoro —instalação olímpica na zona oeste subutilizada desde o fim da competição. No local, acompanhado do vereador Professor Adalmir, Crivella testou equipamentos de ginástica e chegou a fazer barras sob os olhares dos apoiadores —a cena foi publicada em seu Instagram.

O que diz Crivella

Em nota, Crivella afirmou que "está realizando gestão em meio à pandemia e, naturalmente, diante da maior crise sanitária de todos os tempos, o foco das ações para a população é na área da saúde".

O governo municipal nega a propaganda eleitoral antecipada e informou que "hospitais e unidades da atenção primária receberam equipamentos de última geração comprados ainda no ano passado".

O comunicado também informa que a Prefeitura disponibilizou equipamentos para a abertura de 180 leitos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mirando reeleição, Crivella faz maratona de inaugurações durante pandemia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política