Topo

Schelp: China aproveita vácuo de liderança e cresce na luta contra covid-19

Do UOL, em São Paulo

26/07/2020 04h00Atualizada em 27/07/2020 10h08

No podcast Baixo Clero #49, do UOL, a apresentadora, Carla Bigatto, e os jornalistas Diogo Schelp e Carolina Trevisan comentaram o protagonismo da China no combate à pandemia, principalmente no âmbito de pesquisas por uma vacina contra a covid-19.

Para Schelp, os chineses devem torcer para que Trump continue na presidência norte-americana.

"A verdade é que para muitas autoridades chinesas a reeleição de Trump seria mais interessante do ponto de vista chinês. Porque Trump adotou uma política isolacionista, enfraquecendo o protagonismo dos EUA em instituições multilaterais. Criou-se um vácuo, que está sendo aproveitado pela China nessa pandemia", analisa Diogo Schelp. (ouça a partir do minuto 20:00)

O jornalista ressalta que esse cenário impacta o Brasil. "Temos um triângulo entre China, Brasil e EUA. Entre EUA e China, disputa tecnológica e econômico. Na relação EUA e Brasil, seria o fim do alinhamento de Bolsonaro com o governo norte-americano. Na relação China-Brasil, seria o retorno de uma relação equilibrada".

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.