Estou imunizado, mas evito contato, diz Bolsonaro ao atender seguidores
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atender os apoiadores na manhã de hoje em frente ao Palácio da Alvorada depois de anunciar no último sábado (25) que o teste para o novo coronavírus teve resultado negativo, o que indicou sua recuperação da covid-19.
Em vídeo publicado por um perfil de apoio no Youtube, Bolsonaro disse que "está imunizado", mas "evita o contato" depois de aparentemente recusar apertar a mão de um dos seguidores. O presidente usava máscara.
"Sem apertar a mão, desculpa aí. Estou imunizado já, mas evito contato", disse Bolsonaro, que volta hoje à agenda de eventos presenciais após ficar em isolamento no Palácio da Alvorada desde o dia 7 de julho, quando anunciou que testou positivo para covid-19. No período, ele despachou por videoconferência com ministros e outras autoridades.
Na agenda de hoje, o presidente recebe o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, pela manhã, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, à tarde. Sobre o encontro com Guedes, ele adiantou que vai conversar sobre o programa de créditos para micro e pequenas empresas durante a pandemia do novo coronavírus.
"Tenho despacho com Paulo Guedes, vou passar para ele a questão do Pronampe, tem um limite, tantos bilhões cada banco, e acaba rapidinho esse limite", disse Bolsonaro ao ouvir queixas de um seguidor sobre uma possível demora na liberação do crédito.
O presidente ainda se despediu dos seguidores dizendo que tinha "muitos problemas para resolver que fizeram para a gente". "Acabaram com o emprego no Brasil, trabalhar para recuperar isso", disse, sem explicar a quem se referia.
Teste negativo no sábado
Bolsonaro anunciou que havia se recuperado da covid-19 no último sábado. No mesmo dia, o presidente passeou por Brasília e encontrou seguidores.
Antes de anunciar o resultado negativo no sábado, Bolsonaro havia feito um outro teste na última quarta-feira que deu diagnóstico positivo para a covid-19. O resultado freou os planos do presidente de "voltar à normalidade" já semana passada e fazer viagens para o Nordeste.
O Brasil registra até agora 87.052 mortes motivadas pelo novo coronavírus e 2.419.901 pessoas infectadas, de acordo com o levantamento feito pelo consórcio de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL junto às secretarias estaduais de Saúde. Além disso, nos últimos sete dias, o país vem mantendo uma média diária de 1.074 mortes por covid-19.
Pelos dados mais recentes do Ministério da Saúde, o Brasil contabiliza 87.004 mortes em decorrência do novo coronavírus e 2.419.091 de infectados.
*Com informações da Estadão Conteúdo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.