Topo

Esse conteúdo é antigo

Estudante de 19 anos é nomeado secretário e vira chefe da mãe no RJ, diz TV

Yuri Santos Oliveira é secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri (RJ) - Reprodução/TV Globo
Yuri Santos Oliveira é secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri (RJ) Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

03/08/2020 15h18

O estudante Yuri Santos Oliveira, de 19 anos, foi nomeado em abril como secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri (RJ), cidade da Baixada Fluminense. Segundo reportagem da TV Globo, com o cargo o jovem se tornou chefe da própria mãe e também da avó. Além da pouca idade, a nomeação causou ainda mais estranheza por ele não ter experiência em gestão pública.

Yuri foi empossado em 3 de abril e tem um salário de pelo menos R$ 10 mil. O jovem é matriculado no campi do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) na cidade de Paracambi. Na pasta assumida por ele em Japeri, Yuri virou chefe da mãe, Fabiana, que é gerente administrativa da secretaria, e da avó, Lúcia, oficial de gabinete.

Em visita hoje à secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a reportagem da TV Globo encontrou a avó de Yuri no local. Primeiramente, Lúcia confirmou que Yuri era seu neto, mas depois negou a informação.

A explicação para a nomeação de Yuri seria a ligação da mãe e da avó com o ex-secretário Kérly Gustavo Bezerra Lopes, que comandava a pasta assumida pelo estudante. Elas atuaram como cabos eleitorais na última eleição, já que Kérly é aliado do ex-prefeito de Japeri, Carlos Moraes Costa (PP).

Costa foi preso em julho de 2018 pela Operação Sênones, que investigava a ligação de políticos com quadrilhas que comercializam drogas na Baixada Fluminense. À época, foram encontrados na casa do então prefeito uma pistola calibre 9 milímetros, de uso restrito, e várias munições. Ele foi solto em outubro do ano passado.

Em resposta, a Prefeitura de Japeri disse que está analisando o caso da nomeação. A administração também aproveitou para comentar o fato de Yuri ter recebido o auxílio emergencial por conta da pandemia do coronavírus, denúncia feita pela TV Globo. A Prefeitura afirmou que o benefício é de responsabilidade federal.