Topo

Esse conteúdo é antigo

Após 178 infectados, Planalto tem primeira morte de servidor por covid-19

Esplanada dos Ministérios em Brasília; servidora é a primeira vítima fatal entre os 178 funcionários do Planalto diagnosticados com coronavírus - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Esplanada dos Ministérios em Brasília; servidora é a primeira vítima fatal entre os 178 funcionários do Planalto diagnosticados com coronavírus Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

18/08/2020 10h11Atualizada em 18/08/2020 11h30

A servidora federal Maria Helena Ribeiro Maier, 60, morreu na madrugada de ontem (17) devido a complicações causadas pelo novo coronavírus. Esse é o primeiro óbito relatado entre os 178 funcionários do Palácio do Planalto que contraíram a doença, número que consta do último balanço feito pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

A vítima era lotada na Segov (Secretaria de Governo) e estava trabalhando em casa, em esquema home office, desde o início da pandemia. A assessoria da Segov confirmou a morte em nota divulgada hoje.

"Registramos com pesar o falecimento da senhora Maria Helena Ribeiro Maier, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (17), por complicações derivadas da covid-19. A servidora, que atuava na SeGov desde 2011, encontrava-se em teletrabalho desde o início da pandemia".

A Anesp (Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental) também lamentou em nota a morte da servidora e informou que o funeral será realizado hoje (18) no crematório Jardim Metropolitano Valparaíso de Goiás (GO). A despedida será em um espaço aberto para assegurar os protocolos de distanciamento social.

A Secretaria-Geral da Presidência deve atualizar o balanço interno de infectados por covid-19 no próximo mês.

Ontem, o Brasil atingiu a marca de 108.654 mortes decorrente do coronavírus. Foram 775 novos óbitos nas últimas 24 horas, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

Já o número de casos acumulados foi a 3.363.235 desde ontem à noite, com o acréscimo de 23.236 novos infectados pelas secretarias estaduais de Saúde.

A média móvel de mortes, que é calculada com base na quantidade de óbitos registrados nos últimos sete dias, aponta 971 mortes por dia no Brasil, resultado considerado estável em 14 dias (-9%).