Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro condecora Fux e ministros com admissão na Ordem de Rio Branco

Fux foi admitido no grau de Grão-Cruz da Ordem de Rio Branco; mais de 150 pessoas foram condecoradas - STF
Fux foi admitido no grau de Grão-Cruz da Ordem de Rio Branco; mais de 150 pessoas foram condecoradas Imagem: STF

Do UOL, em São Paulo

14/10/2020 09h46Atualizada em 14/10/2020 10h14

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) condecorou o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, com a admissão na Ordem de Rio Branco.

Fux foi admitido no grau de Grão-Cruz, o mais alto entre os cinco níveis previstos na Ordem. A admissão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Ontem, Bolsonaro teve uma reunião fechada com Fux. Ao voltar para o Palácio do Alvorada, o presidente não revelou o teor da conversa e disse apenas que tratou de "coisas que interessam ao Brasil".

Além do presidente do STF, diversos ministros de governo também foram admitidos na Ordem de Rio Branco, entre eles Eduardo Pazuello (Saúde), Fábio Faria (Comunicações), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Milton Ribeiro (Educação), bem como outros integrantes do governo, como o Advogado-Geral da União, José Levi, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Outros ministros, condecorados anteriormente com graus mais baixos, também foram promovidos ao nível Grão-Cruz, entre eles Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência), além do general Edson Leal Pujol, comandante do Exército.

Ao todo, mais de 150 brasileiros e 24 estrangeiros foram condecorados pelo decreto de Bolsonaro, com admissão ou promoção na Ordem de Rio Branco.

De acordo com o site do Itamaraty, a Ordem tem o "objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção".

Como Grão-Mestre da Ordem, Bolsonaro tem a atribuição de admitir novos membros por decreto.