Chanceler argentina quer encontro entre Milei e Lula: 'Espero que aconteça'
A ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, disse, em entrevista publicada pelo Clarín nesta quinta-feira (2), que torce por um encontro entre Javier Milei e o presidente Lula (PT).
O que aconteceu
A chanceler ignora a divergência ideológica entre os dois e diz que o encontro ainda não aconteceu por falta de oportunidade. "Até agora a oportunidade não foi dada. Mas espero que isso aconteça. E se não, você tem a garantia de que isso acontecerá na reunião do G20 [no Rio de Janeiro]", afirmou.
Mondino destacou que tem uma relação "excelente" com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira. Questionada se Milei convidou Lula para visitar a Argentina na carta enviada ao petista, ela desconversou: "Pode ser por comodidade, onde cada um puder".
No mês passado, a ministra argentina visitou o Palácio do Itamaraty, em Brasília. Ela se reuniu com Mauro Vieira e apaziguou os ânimos após Milei "oferecer colaboração" no conflito entre o dono do X, Elon Musk, e ministros do Supremo Tribunal Federal.
Ela disse que o governo argentino não interferiria no embate. "O governo argentino jamais vai interferir nos processos democráticos ou judiciais de cada país. Confiamos na Justiça de cada país, nós defendemos a liberdade de expressão de todos".
Durante a visita, Mondino entregou uma nova carta de Milei para Lula. No documento, segundo o jornal Folha de S.Paulo, o governo argentino defende a manutenção de uma boa relação bilateral entre os dois países. O Palácio do Planalto não informou se o presidente leu a mensagem.
Deixe seu comentário