Topo

Esse conteúdo é antigo

Pacheco: 'Não há ameaça concreta ao estado democrático no Brasil'

01 fev. 2021-  O presidente eleito do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), é cumprimentado pelo até então presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) - GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO
01 fev. 2021- O presidente eleito do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), é cumprimentado pelo até então presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) Imagem: GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

06/02/2021 17h19

O novo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), avalia que as instituições que compõem o poder público fortalecidas e que não há ameaça à democracia.

"Não há ameaça concreta ao estado democrático de direito no Brasil. Pelo menos assim considero. As instituições estão fortalecidas e em funcionamento", disse Pacheco em entrevista ao Estado de Minas e ao Correio Braziliense.

"A democracia está na essência do Brasil hoje. Se houvesse riscos concretos à democracia, o Congresso Nacional reagiria prontamente", acrescentou.

Ontem, em entrevista concedida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o senador afirmou que um possível impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) abalaria as estruturas da República no momento.

"Impeachment é algo muito sério, grave, abala as estruturas da República. Nós já tivemos dois episódios na história recente que foram tristes da história nacional. Seria uma instabilidade muito grande pensar nesse momento", disse.

Já na abertura dos trabalhos do Poder Legislativo em sessão solene, realizada na quarta-feira (3), ele pregou a pacificação e a superação da polarização política no Brasil.

"Aprendi a fazer política em Minas Gerais, e a política mineira sempre foi de pacificação, de busca de união e de unidade, de respeito, de conciliação, de moderação, de equilíbrio e de muita racionalidade", disse Pacheco. "A política não deve ser movida por arroubos do momento e por radicalismos", disse.