Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro quer editar hoje novos decretos sobre armas: 'Vida continua'

Alan Santos/PR
Imagem: Alan Santos/PR

Hanrrikson de Andrade e Rayanne Albuquerque

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

12/02/2021 14h06Atualizada em 12/02/2021 15h03

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pretende editar hoje "três ou quatro" novos decretos com o intuito de alterar regulamentos sobre armas no país. Segundo ele, é "quase certo" que os atos sejam oficializados ainda nesta sexta-feira (12).

Hoje, em conversa com apoiadores na portaria do Palácio da Alvorada, Bolsonaro deixou claro que já está a aguardar críticas por publicar decretos sobre armas em meio à pandemia do coronavírus.

"Devo publicar hoje, [está] quase certo, três ou quatro decretos sobre armas. Vão falar: 'Ele aí falando de armas em vez de vírus'. A vida continua, poxa."

O tema deve repercutir no Congresso Nacional, responsável por elaborar, modificar e aprovar leis nacionais. O assunto faz parte da chamada "pauta de costumes" do governo e enfrenta forte resistência no Parlamento.

Bolsonaro já havia anunciado a intenção de editar novos decretos sobre armas logo após a vitória de seu aliado Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela chefia da Câmara.

Como o presidente da Casa tem a prerrogativa de colocar ou não determinados temas para discussão e votação, o chefe do Executivo federal tem a expectativa de conseguir emplacar leis que flexibilizam regras de porte e posse de armas no país.

Em 2019, Bolsonaro tentou levar a empreitada (uma de suas bandeiras de campanha) adiante, porém Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-comandante da Câmara, não pautou os projetos relacionados a "costumes" e deu prioridade à agenda econômica.