Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre Maurício Soares, ex-prefeito de São Bernardo do Campo

Maurício Soares foi prefeito de São Bernardo do Campo por três mandatos e morreu hoje - Reprodução / Wikipédia
Maurício Soares foi prefeito de São Bernardo do Campo por três mandatos e morreu hoje Imagem: Reprodução / Wikipédia

Do UOL, em São Paulo

28/03/2021 13h24Atualizada em 28/03/2021 19h36

O ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Maurício Soares, morreu na manhã de hoje. A informação foi confirmada pelo atual gestor municipal, Orlando Morando (PSDB), nas redes sociais. A causa da morte e os detalhes não chegaram a ser divulgados.

"É com grande pesar que registro que o nosso querido e sempre prefeito Maurício Soares, veio a falecer na manhã hoje. Uma pessoa íntegra e que ajudou muito no crescimento da nossa cidade", escreveu Orlando Morando nas redes sociais.

De acordo com Morando, o horário do sepultamento ainda não foi definido pela família do ex-gestor.

Maurício Soares foi advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo na época das greves e suplente de Fernando Henrique Cardoso em seu primeiro mandato como senador (1983-1986), além de ser o primeiro prefeito do PT eleito em São Bernardo do Campo, em 1988.

Soares governou São Bernardo por três mandatos. O primeiro pelo PT, partido que foi um dos fundadores. Anos mais tarde, retomou a gestão pelo PSDB, a partir de 1997. Já o terceiro mandato começou em 2001, filiado ao PPS, atual Cidadania.

Lula diz que Soares ajudou a "fazer história"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou condolências aos amigos e familiares de Soares, e expressou que este é um "domingo de triste despedida". Lula disse que Soares o inspirou e a outros homens e mulheres a fazer "história" com a fundação do PT.

"Maurício Soares foi um homem pelo qual sempre tive profundo respeito por sua importante contribuição no início da minha carreira no movimento sindical e durante toda minha presidência no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Sua referência inspirou não só a mim, mas junto de outros homens e mulheres fez história com a fundação do PT, e se tornou o primeiro prefeito eleito pelo nosso partido em São Bernardo", disse o ex-presidente.

O ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), também lamentou a morte de Soares nas redes sociais.

"Conheci o Maurício ainda como advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. Pude contar com seu apoio e sua experiência durante o meu governo. Meus sentimentos à dona Laerte, ao Maurício Júnior e a toda família."

Nas redes sociais, o vereador de Santo André, Wagner Lima (PT), prestou homenagem ao falecimento de Maurício Soares. "Deixo aqui meus sentimentos aos amigos e familiares", escreveu no Twitter.