Ex-líder de Zema, deputado Luiz Humberto Carneiro morre vítima da covid-19
Morreu hoje, vítima da covid-19, o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB), de 68 anos. Líder do governo Romeu Zema (Novo) no Legislativo mineiro entre 2018 e 2020, o parlamentar estava no quinto mandato.
Carneiro ficou dois meses internado em tratamento intensivo em um hospital de Uberlândia (MG), onde morreu nesta manhã. Em março, o deputado teve que ser intubado via traqueostomia para ajudar no processo respiratório.
Produtor rural, ele tinha como principais áreas de atuação o Triângulo Mineiro e região. O político deixa a esposa Sara Teodoro Miranda e duas filhas, Bárbara e Lavínia Carneiro.
Luiz Humberto completou seu último aniversário, no dia 24 de março, sedado e traqueostomizado na UTI. Ele chegou a realizar hemodiálise no último mês e o quadro era grave, com comprometimento das funções renais.
Alerta e Lamento
O presidente do PSDB em Minas, deputado federal Paulo Abi-Ackel, divulgou nota em que lamenta "com mais profundo pesar a perda de um amigo e grande parlamentar" e alerta para os cuidados com a pandemia.
"Em meio à grave situação pela qual passamos todos nós, mineiros e brasileiros, de enormes dificuldades de controle dos danosos efeitos da pandemia, a perda de Luiz Humberto aprofunda ainda mais a sensação de que este é um período de nossa história do qual devemos tirar importantes lições", afirmou.
Em contato com o UOL, a assessoria do PSDB mineiro disse que ainda não há definição de data e local do velório e enterro.
Carneiro entrou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais como suplente em 2003. No mesmo ano, tomou posse como deputado estadual efetivo. Depois, foi reeleito ao cargo de deputado estadual em 2006, 2010, 2014 e 2018.
Outras lideranças
Em 2005, o deputado foi o líder do PSDB no Legislativo mineiro, função que durou cinco anos consecutivos. Além disso, liderou o bloco Social-Democrata (PSDB, PTB, PMN e PR) por quatro anos (2007-2010) e esteve à frente da articulação durante as gestões de Antônio Anastasia (PSD).
Ele chegou também a exercer cargos de chefia em secretarias municipais em Uberlândia na década de 1990.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.