Topo

Esse conteúdo é antigo

Defensor da cloroquina, Heinze deve substituir Ciro Nogueira na CPI

30.jun.2021 - O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), durante depoimento de Carlos Wizard à CPI da Covid - Waldemir Barreto/Agência Senado
30.jun.2021 - O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), durante depoimento de Carlos Wizard à CPI da Covid Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

21/07/2021 20h55

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) vai se tornar membro titular da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da covid se o senador Ciro Nogueira (PP-PI) for confirmado como novo ministro-chefe da Casa Civil.

Nogueira é atualmente titular na Comissão e Heinze é seu suplente. Se for empossado como ministro, Nogueira terá que se afastar das atividades parlamentares, incluindo a participação na CPI da Covid, deixando a cadeira para Heinze.

Os dois foram indicados para participar da comissão pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), que é a líder do Progressistas no Senado. Ela deverá indicar um novo parlamentar do partido para ficar de suplente de Heinze.

Segundo o próprio senador, ainda não se sabe quem será escolhido para essa vaga. Elmano Ferrer, do Piauí, e Mailza Gomes, do Acre, estão sendo cogitados.

Tanto Ciro Nogueira quanto Luis Carlos Heinze são da base de apoio do governo federal e participam da comissão defendendo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Heinze já substituiu inúmeras vezes Nogueira na CPI da Covid, quando chamou atenção por insistentemente defender o uso de medicamentos não eficazes contra a doença, como a cloroquina e outros que foram usados no chamado "kit covid", anteriormente defendido pelo governo federal.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.