7/9: Em tom eleitoral, Lula critica Bolsonaro e diz que 'Brasil tem jeito'
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um discurso hoje, na véspera dos atos pró-governo marcados para o feriado de 7 de Setembro. Em tom de campanha, ele criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a quem culpou pela "destruição do país", e pediu esperança, dizendo que "o Brasil tem jeito".
"Basta sair na rua pra ver que o brasileiro está sentindo na pele a destruição do país. Mas hoje eu estou aqui para dizer que, apesar de tudo, o Brasil tem jeito. Que é possível sim criar empregos novamente, que o salário deve crescer e ganhar a corrida contra a inflação, que é possível produzir comida saudável a preço justo pra colocar na mesa das famílias outra vez", declarou, citando a alta dos preços dos combustíveis e alimentos.
Lula criticou o atual presidente por não usar a data para anunciar medidas para a população.
Ao invés de anunciar soluções para o país, o que ele faz neste dia é chamar as pessoas para a confrontação. É convocar atos contra os poderes da república, contra a democracia, que ele nunca respeitou. Ao invés de somar, estimula a divisão, o ódio e a violência. Definitivamente, não é isso que o Brasil espera de um presidente.
Há semanas, Bolsonaro vem insuflando manifestações pró-governo para o dia da Independência. Com discurso golpista, ele chegou a dizer que os atos seriam um "ultimato" para dois ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Pesquisas recentes mostram que Lula venceria Bolsonaro no 2º turno das eleições presidenciais de 2022. Um levantamento feito pelo Datafolha em julho mostrou o ex-presidente com 58% das intenções de voto, contra 31% do atual mandatário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.