Topo

Jamil Chade: Governo brasileiro destruiu a própria imagem no exterior

Colaboração para o UOL

27/10/2021 18h45

O colunista Jamil Chade avaliou, em entrevista ao UOL News, que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) destruiu a própria imagem no exterior antes mesmo de a CPI da Covid ter feito seu relatório.

Na avaliação de Chade, a situação brasileira é alvo de debate internacional por conta da questão ambiental, da instabilidade política e da gestão da pandemia.

"Não é por conta da CPI. Antes mesmo de a comissão ter feito seu relatório, o debate internacional sobre o Brasil era extremamente presente, tão presente que os relatores da própria ONU (Organização das Nações Unidas) já sugeriram a criação de um inquérito sobre a gestão da pandemia no Brasil, ou seja, nenhuma relação com a CPI diretamente", esclareceu o jornalista.

"Também tivemos nas últimas semanas entidades estrangeiras que levaram ao Tribunal Penal Internacional exatamente a questão do governo e da Amazônia. Ou seja, não se trata de um problema da CPI, o problema que o governo brasileiro tem no exterior é de uma destruição da imagem gerada por ele mesmo."

Bolsonaro voltou a criticar hoje a CPI da Covid. Em entrevista à Jovem Pan News, o presidente disse que a comissão foi uma "palhaçada".

Segundo ele, a imagem que passam é que "parece que o Brasil vive uma ditadura". "As pessoas acham que eu estou prendendo jornalista, eu estou censurando a liberdade de expressão, que eu matei gente de Covid-19, isso influencia. Gente que quer investir no Brasil não investe por causa dessa imagem que eles repassam", falou Bolsonaro.