Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-aliado, vice do PSL diz que Bolsonaro 'foi fraude' e acena a Moro

27.nov.2018 - Júnior Bozzella (PSL), deputado federal eleito por São Paulo - Reprodução/Facebook
27.nov.2018 - Júnior Bozzella (PSL), deputado federal eleito por São Paulo Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

02/11/2021 21h21

Simpático à candidatura do ex-juiz Sergio Moro, o vice-presidente nacional do PSL , deputado federal Junior Bozzella (PSL-SP), fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e disse que o mandatário foi uma "fraude" nas eleições de 2018 e sequestrou a pauta da Lava Jato. Bolsonaro deixou o PSL, partido pelo qual foi eleito, em outubro de 2019 após atritos com integrantes da sigla, dentre eles, Bozzella.

Eu deixo muito claro para as pessoas: quando percebi que Bolsonaro rompeu com a pauta de combate à corrupção, rompeu com os princípios constitucionais, quando começou os ataques às instituições... todas essas questões me fizeram cair em si e ver que não era mais possível continuar apoiando alguém com o mínimo de previsibilidade, que não tem condições de gestão. Bozzella, em entrevista ao site "O Antagonista"

"O Bolsonaro está cercado de oportunistas, que não querem largar a teta, o mandato, o projeto de poder de jeito nenhum. Eu não sou dessa prerrogativa. A minha mulher não queria nem colocar a camisa do Bolsonaro. Erramos, porque não tínhamos bola de cristal. Tínhamos um sentimento antipetista. E Bolsonaro foi o catalisador. Em determinado momento da eleição [de 2018], acreditei que ele [Bolsonaro] montaria uma equipe técnica, que ele iria construir um governo minimamente competente. Mas percebemos logo cedo que ele era uma fraude, não era nada daquilo que imaginávamos", acrescentou o vice-presidente do PSL.

Durante a entrevista, Bozzella demonstrou simpatia à candidatura do ex-juiz Sergio Moro à presidência da República no ano que vem, e disse que o PSL tem feito conversas com ele —o ex-ministro do governo Bolsonaro irá se filiar ao Podemos. O político afirmou ainda que o "verdadeiro herói" em 2018 era Moro, e que Bolsonaro apenas se aproveitou da situação e "sequestrou" a pauta da Operação Lava Jato.

Eu tenho conversado muito com Sérgio Moro (...) Eu sempre digo que, em 2018, o herói nacional não era o Bolsonaro, era o [ex-juiz Sergio] Moro. O Bolsonaro apenas sequestrou a pauta da Lava Jato do Moro e a usou de muleta para criar a sua popularidade. Junior Bozzella

Terceira via?

Ex-juiz e o ex-ministro da Justiça no governo de Bolsonaro, Sergio Moro fez hoje a sua primeira menção pública sobre a filiação ao Podemos, em mensagem postada nas redes sociais. (Veja análises de colunistas do UOL abaixo)

Um Brasil justo para todos. Sergio Moro, em mensagem publicada no Twitter

Junto com a mensagem, estava a imagem do convite distribuído pelo Podemos convocando para o ato de filiação de Moro ao partido, marcado para a manhã de 10 de novembro, em Brasília. A frase de Moro faz parte do material, que diz que, "juntos, podemos construir um Brasil justo para todos".

O desejo do Podemos é ter Moro como candidato a presidente, mas essa ainda não é uma certeza. Porém, já há articulações em torno do que poderá ser uma equipe para a eventual campanha do ex-juiz. Inclusive para alianças.