Em evento com catadores, Lula diz que Bolsonaro 'vai sair de mansinho'
Durante o evento Natal dos Catadores, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o governo de Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que o atual chefe do Executivo "vai sair de mansinho" em 2022.
"Não adianta dizer que vai criar caso e que não vai sair. Vai sair de mansinho, é o povo brasileiro quem vai dar um golpe nele", afirmou o petista. Lula participa há mais de dez anos do tradicional evento com os catadores na capital paulista.
Hoje, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT-SP), a presidente do PT Gleisi Hoffmann e o vereador da capital paulista Eduardo Suplicy (PT) foram alguns dos nomes que marcaram presença na festa.
Lula afirmou que Bolsonaro "mente cinco vezes por dia" e que "agora está mentindo mais" porque está "caindo nas pesquisas". O petista se refere as últimas pesquisas de intenção de voto que mostram que o ex-presidente é o único que tem chances de vencer Bolsonaro — e qualquer candidato — ainda no primeiro turno.
Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, por exemplo, apontou que Lula mantém uma folga a frente de Bolsonaro, que fica em segundo lugar. O petista teria 48% dos votos, Bolsonaro 22% e Moro 9%.
"Não é só uma crise econômica, de falta de emprego, de falta de comida [que o Brasil vive]. É uma crise de falta de respeito, de solidariedade, de carinho, de afeto, de amor, é uma crise de transmissão de ódio", declarou Lula.
O ex-presidente falou ainda sobre a fome e que o caminho para o Brasil melhorar é "colocar o rico no imposto de renda e o pobre no orçamento".
A Operação Lava Jato também foi criticada pelo petista, que afirma que ela foi uma tentativa de tirá-lo das eleições de 2018. "Um juiz e um procurador resolveram que seriam donos do país, eles passaram a invadir a casa de todo mundo, queriam invadir o Congresso Nacional. Político era tudo ladrão, e essa gente agora virou tudo político, engraçado, né?", disse.
Recentemente o ex-juiz Sergio Moro se filiou ao Podemos para se candidatar à presidência em 2022.
Lula também fez um apelo para que todos os brasileiros se vacinem contra a covid-19 e evitem aglomerações agora com a chegada da H3N2.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.