Topo

Esse conteúdo é antigo

Em evento com catadores, Lula diz que Bolsonaro 'vai sair de mansinho'

Lula participa de evento com catadores há mais de 10 anos. Quando esteve preso, enviou uma carta para ser lida no local - Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula participa de evento com catadores há mais de 10 anos. Quando esteve preso, enviou uma carta para ser lida no local Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/12/2021 19h24Atualizada em 22/12/2021 19h53

Durante o evento Natal dos Catadores, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o governo de Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que o atual chefe do Executivo "vai sair de mansinho" em 2022.

"Não adianta dizer que vai criar caso e que não vai sair. Vai sair de mansinho, é o povo brasileiro quem vai dar um golpe nele", afirmou o petista. Lula participa há mais de dez anos do tradicional evento com os catadores na capital paulista.

Hoje, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT-SP), a presidente do PT Gleisi Hoffmann e o vereador da capital paulista Eduardo Suplicy (PT) foram alguns dos nomes que marcaram presença na festa.

Lula afirmou que Bolsonaro "mente cinco vezes por dia" e que "agora está mentindo mais" porque está "caindo nas pesquisas". O petista se refere as últimas pesquisas de intenção de voto que mostram que o ex-presidente é o único que tem chances de vencer Bolsonaro — e qualquer candidato — ainda no primeiro turno.

Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, por exemplo, apontou que Lula mantém uma folga a frente de Bolsonaro, que fica em segundo lugar. O petista teria 48% dos votos, Bolsonaro 22% e Moro 9%.

"Não é só uma crise econômica, de falta de emprego, de falta de comida [que o Brasil vive]. É uma crise de falta de respeito, de solidariedade, de carinho, de afeto, de amor, é uma crise de transmissão de ódio", declarou Lula.

O ex-presidente falou ainda sobre a fome e que o caminho para o Brasil melhorar é "colocar o rico no imposto de renda e o pobre no orçamento".

A Operação Lava Jato também foi criticada pelo petista, que afirma que ela foi uma tentativa de tirá-lo das eleições de 2018. "Um juiz e um procurador resolveram que seriam donos do país, eles passaram a invadir a casa de todo mundo, queriam invadir o Congresso Nacional. Político era tudo ladrão, e essa gente agora virou tudo político, engraçado, né?", disse.

Recentemente o ex-juiz Sergio Moro se filiou ao Podemos para se candidatar à presidência em 2022.

Lula também fez um apelo para que todos os brasileiros se vacinem contra a covid-19 e evitem aglomerações agora com a chegada da H3N2.