Topo

Esse conteúdo é antigo

Moraes dá dois dias para Bolsonaro explicar suposta propaganda eleitoral

Presidente Jair Bolsonaro participa de evento no Palácio do Planalto - ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Presidente Jair Bolsonaro participa de evento no Palácio do Planalto Imagem: ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

21/01/2022 20h56

O ministro Alexandre de Moraes, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), deu o prazo de dois dias para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) dê explicações sobre a suposta propaganda eleitoral antecipada, em evento realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, no último dia 12. A ação foi apresentada pelo PT (Partido dos Trabalhadores).

Na representação, o partido alega que Bolsonaro "promoveu verdadeira propaganda antecipada em favor de sua reeleição e negativa em relação ao senhor Luiz Inácio Lula da Silva, também pré-candidato à Presidência da República".

No evento, Bolsonaro acusou Lula de "lotear ministérios", indicando também a Caixa Econômica, além de insinuar que sua reeleição seria o retorno do "criminoso" à "cena do crime", "utilizando-se de aparato de rede de comunicação pública para propagar ideias eleitorais negativas em detrimento de seu possível adversário político".

Com isso, o PT pede na ação a condenação de Bolsonaro à multa de R$ 25 mil. Moraes, portanto, deu o prazo de 48 horas para que o presidente dê mais explicações sobre o episódio.