Topo

Sem citar PT, Bolsonaro diz que faltava a antecessores compromisso com o NE

Alan Santos/PR
Imagem: Alan Santos/PR

Do UOL, em Brasília

08/02/2022 14h12

Em agenda oficial no Ceará e em ritmo de campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse hoje que o seu governo tem trabalhado por melhorias no Nordeste, supostamente em oposição a seus antecessores no cargo.

Sem citar o PT, o chefe do Executivo declarou que "pessoas que ocuparam a Presidência não tinham qualquer compromisso" com a região. "O compromisso deles era com o próprio bolso e com um projeto de poder", completou.

Bolsonaro tomou posse em janeiro de 2019. Em sua crítica, o presidente faz referência a Michel Temer (MDB), Dilma Rousseff (PT) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no período que abrange os presidentes de 2003 a 2018.

As declarações ocorreram hoje na barragem de Jati, no interior do Ceará, onde Bolsonaro participou de cerimônia alusiva à retomada da liberação hídrica para o cinturão das águas do estado. A empreitada faz parte do projeto de transposição das águas do rio São Francisco.

Entre as realizações do governo federal nos últimos anos, Bolsonaro citou o Auxílio Emergencial, criado para socorrer os mais pobres implementado durante a pandemia da covid-19. Posteriormente, o benefício foi incorporado ao Auxílio Brasil, programa lançado para substituir o Bolsa Família.

"O governo tem, sim, sensibilidade com os mais humildes", declarou Bolsonaro.

"(...) Até ano passado se pagava em média R$ 190 [no Bolsa Família]. E agora, desde dezembro do ano passado, está pagando no mínimo R$ 400 reais. Ou seja, uma ajuda a quem precisa. O governo sempre esteve ao lado de vocês."