Topo

Esse conteúdo é antigo

Políticos repercutem suposta saudação nazista de Adrilles na Jovem Pan

Do UOL, em São Paulo*

09/02/2022 09h36Atualizada em 09/02/2022 11h45

Políticos estão indo às redes sociais para repercutir o caso do ex-BBB e comentarista da Jovem Pan Adrilles Jorge que, ao comentar o caso de Monarkdemitido do Flow Podcast por apologia ao nazismo —, fez um gesto interpretado como saudação nazista. Com a repercussão do episódio nas redes sociais, Adrilles negou que o gesto tenha relação com o nazismo e disse que estava apenas dando "tchau".

Em contato com Splash, a Jovem Pan declarou repudiar "qualquer manifestação" em defesa do nazismo e disse que os comentaristas têm liberdade para emitir opiniões, desde que nos limites da lei, e afirmou que Adrilles foi demitido do grupo.

"O nazismo matou 6 milhões de judeus, o comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas e hoje é visto aqui no Brasil como uma coisa livre, absolutamente liberada, com partidos normalizados", disse o comentarista no programa "Opinião", da Jovem Pan News.

O apresentador William Travassos fala por cima de Adrilles, anunciando que o programa está acabando. O ex-BBB, então, leva a mão estendida à altura do rosto, num gesto parecido com a saudação nazista de Hitler. Travassos, surpreso, responde: "Surreal, Adrilles". O ex-BBB ri na sequência.

Assista abaixo o momento em que o ex-BBB faz o gesto:

A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol) cobrou ações da Jovem Pan contra Adrilles.

Orlando Silva, deputado federal pelo PCdoB, afirmou que "é muito difícil acreditar em coincidência" do ato de Adrilles justamente no dia que Monark foi demitido do Flow Podcast por apologia ao nazismo.

A deputada federal Joice Hasselmann (PSDB-SP) e o senador Humberto Costa (PT-PE) compartilharam o vídeo de Adrilles em suas contas no Twitter e classificaram o episódio como "surreal".


O grupo Judeus pela Democracia repudiou o ato de Adrilles e disse que a atitude do comentarista é "intolerável".

O Psol disse que Adrilles nega as acusações "porque é um covarde, como sempre foram os nazistas e seus apoiadores".

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu a prisão daqueles que fazem apologia ao nazismo.

O que diz a Jovem Pan

Em contato com Splash, a Jovem Pan declarou repudiar "qualquer manifestação" em defesa do nazismo e disse que os comentaristas têm liberdade para emitir opiniões, desde que nos limites da lei. A empresa afirmou que Adrilles foi demitido do grupo.

Confira a nota na íntegra:

O Grupo Jovem Pan repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias. Somos veementemente contra a perseguição a qualquer grupo por questões étnicas, religiosas, raciais ou sexuais.

No exercício diário de informar e esclarecer nossa audiência, prezamos pelo livre debate de ideias, mas não endossamos qualquer tipo de manifestação que leve ao discurso de ódio e reforce ideias que remetam a um episódio da nossa história que deve ser lembrado como símbolo de um erro da humanidade que não deve jamais ser repetido.

Nossos comentaristas têm independência para emitir opiniões, respeitando os limites da lei, opiniões estas que não refletem as posições do Grupo Jovem Pan.

*Com Ane Cristina, de Splash, em São Paulo