Topo

Esse conteúdo é antigo

'Não faremos disputa nacional', diz Lira sobre debate do uso do Telegram

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP - AL) - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP - AL) Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

15/02/2022 16h34

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), conversou hoje à tarde com jornalistas sobre o chamado PL (projeto de lei) das fake news, de autoria do deputado federal Orlando Silva (PCdoB), e tratou em especial sobre o Telegram.

"Não vamos fazer disso uma disputa nacional pelo Telegram", falou. "Não vamos fazer disso uma pauta nacional, um embate, como fizeram várias outras. Por todas as variedades de posicionamentos, a rede [social] deve ter posicionamento para quando precisar ter decisões judiciais. O tema será tratado com normalidade", disse antes de entrar em sessão.

No ano de eleições, os órgãos regulamentadores, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), estão se mobilizando para combater as fake news. O Telegram, no entanto, tem demonstrado dificuldade em se comprometer a combater a desinformação e não entrou no acordo firmado pelo TSE com outras 8 plataformas.

Lira espera que o Senado acompanhe as mudanças e questões chamadas de "polêmicas" no PL, com atenção para "se preservar a liberdade de expressão. Há características que o deputado Orlando disse que avançou em relação ao Senado".

Não vamos fazer lei para determinado caso, pessoa ou objetivo. O que ficou disso é que o assunto será tratado exaustivamente com todas as bancadas

A expectativa do presidente da Câmara é de levar a questão "ao Plenário na próxima semana".