Topo

Esse conteúdo é antigo

PoderData: Rejeição de Bolsonaro cai em 15 dias; aprovação fica estável

Aqueles que consideram o desempenho de Bolsonaro como "ótimo" ou "bom" são 30% - Bernadett Szabo/Reuters
Aqueles que consideram o desempenho de Bolsonaro como "ótimo" ou "bom" são 30% Imagem: Bernadett Szabo/Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/03/2022 10h34

Pesquisa PoderData divulgada hoje pelo site Poder360 aponta que 52% dos entrevistados avaliam como "ruim" ou "péssimo" o trabalho do presidente Jair Bolsonaro (PL). Aqueles que consideram o desempenho do mandatário à frente da Presidência como "ótimo" ou "bom" são 30%; 16% como regular; e 2% não souberam responder. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em comparação com levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 17 de fevereiro, houve uma queda de quatro pontos percentuais em relação à avaliação negativa do trabalho de Bolsonaro — naquela ocasião, eram 56%.

Já o percentual de entrevistados que consideram o trabalho do presidente "ótimo" ou "bom" oscilou dois pontos percentuais para cima — portanto, dentro da margem de erro. Eram 28% em 17 de fevereiro. Em relação aos que consideram regular também houve variação de dois pontos para cima — eram 14% na pesquisa anterior.

Em comparação com a primeira pesquisa do ano divulgada pelo PoderData, em 6 de janeiro, o percentual daqueles que avaliavam negativamente o trabalho do mandatário caiu 5 pontos percentuais — eram 57%.

Os que consideravam o desempenho dele naquela ocasião como "ótimo" ou "bom" eram 24%, ou seja, houve um aumento de 6 pontos. Aqueles que viam como regular eram 14%, portanto, houve oscilação de dois pontos para cima neste novo levantamento, dentro da margem de erro.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com 3 mil entrevistas, de 27 de fevereiro a 1º de março em 226 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR 01570/2022.

Avaliação do trabalho de Bolsonaro:

  • Ruim ou péssimo: 52%
  • Ótimo/bom: 30%
  • Regular: 16%
  • Não sabem: 2%

53% desaprovam governo

A pesquisa PoderData também analisou a avaliação do governo Bolsonaro. Segundo o levantamento, 53% desaprovam a gestão, enquanto 37% aprovam. Outros 11% não souberam responder.

Em relação à pesquisa anterior, o número de entrevistados que desaprovam a gestão caiu quatro pontos percentuais (eram 57%) e os que aprovam cresceram três pontos (eram 34%).

Já em comparação com o levantamento de 6 de janeiro, houve queda de oito pontos percentuais entre aqueles que reprovavam o governo (eram 61%) e aumento de 6 pontos entre aqueles que aprovam (eram 31%).

Avaliação do governo Bolsonaro:

  • Desaprovam: 53%
  • Aprovam: 37%
  • Não sabem: 11%

Pesquisa eleitoral

O PoderData divulgou ontem uma nova rodada de pesquisas de intenção de voto para a Presidência este ano. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança, com 40% das intenções de voto, à frente de Bolsonaro, com 32%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 6%, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 3%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2% e o deputado André Janones (Avante), 2%.

A senadora Simone Tebet (MDB) tem 1% e Luiz Felipe D´Ávila (Novo) não pontuou. Brancos e nulos somam 5%, e não sabem, 3%.

De acordo com a pesquisa, Lula venceria Bolsonaro em um eventual segundo turno por uma vantagem de 14 pontos percentuais. Atualmente o petista tem 51% contra 37% do presidente.

Metodologia

O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.