Topo

Esse conteúdo é antigo

MBL Mulher defende mandato de Arthur do Val: 'Cury não foi cassado'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/03/2022 19h13

Porta-voz do núcleo feminino do MBL (Movimento Brasil Livre), Amanda Vettorazzo é contra a cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Em entrevista ao UOL News, ela condenou a fala do parlamentar que descreveu as mulheres da Ucrânia como "fáceis porque são pobres". No entanto, Amanda defendeu que do Val não seja cassado já que assumiu seu erro e, no caso de assédio dentro do Plenário contra a deputada Isa Penna (PSOL), a Alesp não cassou Fernando Cury (sem partido).

"Ele errou, mas assumiu o erro e isso poucas pessoas fazem", disse Amanda. "Como pediu desculpa, ele tem que passar na Comissão de Ética, mas uma cassação não é algo que tenha que sofrer, mesmo porque outros não sofreram [ao cometer assédio] com atos físicos com uma deputada em Plenário."

Em dezembro de 2020, Isa Penna foi apalpada por Fernando Cury durante uma sessão da Alesp. Um vídeo mostra o momento em que Cury se aproxima por trás da deputada, posicionando as mãos na altura dos seus seios. Ele foi afastado por seis meses do cargo e expulso do Cidadania, porém, não teve o mandato cassado.

Em uma série de áudios enviados a um grupo de amigos no Whatsapp na semana passada, o pré-candidato ao governo de São Paulo Arthur do Val, que estava na Ucrânia, descreve suas impressões sobre as mulheres do país e, em um dos trechos, afirma que elas "são fáceis, porque são pobres".

Com a repercussão do caso, o Podemos acatou hoje a desfiliação do deputado estadual. Um dos líderes do MBL, o parlamentar é alvo de pedidos de cassação e poderá ser convocado ao Senado para prestar explicações por comentários considerados machistas.

Para Amanda Vettorazzo, Arthur do Val já está sofrendo punições e, por isso, não deve ser cassado.

"Ele perdeu a namorada, seguidores, está sendo cancelado e está num processo de cassação. Ele já está sofrendo pelos atos dele. Toda ação tem uma reação, e ele está sofrendo essas reações já", disse ao UOL News.

"E ele saiu do MBL. É uma série de coisas que ele está pagando, está sofrendo, está mal no pessoal e profissional."

Veja a entrevista completa e mais notícias no UOL News: