Topo

Chico, Martinho, Ludmilla: quem não foi ao casamento de Lula e Janja

O ex-presidente Lula e a socióloga Rosângela Silva, a Janja, cortam o bolo do casamento durante a festa, em São Paulo Imagem: Ricardo Stuckert

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

19/05/2022 18h45

Poucos convidados perderam o cobiçado casamento entre o ex-presidente Lula (PT) e a socióloga Rosângela Silva, a Janja, na noite de ontem (18), em São Paulo.

O evento, com detalhes guardados a sete chaves pelos noivos até nos círculos mais íntimos, reuniu figuras dos meios político e jurídico, artistas, celebridades, amigos e familiares. Ao todo, 200 pessoas foram convidadas —menos de 20% faltou.

Elaborar a lista foi um dos principais desafios do casal, segundo pessoas próximas. Com 76 anos e mais de meio século de vida pública, Lula teve de fazer escolhas. O critério, contam, eram as pessoas que mais tinham afinidade com o casal.

Entre os políticos, os convidados lembraram que o ex-ministro Aloízio Mercadante (PT), um dos coordenadores da campanha de Lula, não foi porque está com covid-19.

Outros integrantes do círculo mais próximo foram —como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT); os deputados Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido, e Rui Falcão (PT-SP); e os ex-ministros Franklin Martins e Fernando Haddad (PT). Também participaram da celebração novas alianças, como o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB-SP), hoje vice na chapa de Lula; o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ); e o ex-governador Flávio Dino (PSB-MA).

No meio artístico, a lista de ausentes foi um pouco maior, geralmente por questão de agenda. O casal Chico Buarque e Carol Proner, que acompanha o relacionamento desde o início, dada a amizade do músico com Lula e da advogada com Janja, já tinha compromissos na Europa.

Também faltaram os sambistas Martinho da Vila, apoiador histórico de Lula, e Zeca Pagodinho; a cantora Preta Gil --o pai, Gilberto, e a irmã, Bela, compareceram-- e a funkeira Ludmilla, que passa férias com a esposa nas Maldivas. Em resposta, a cantora chegou a publicar que, por ter faltado, faria um pocket show para os noivos.

A lista, assim como outros detalhes da festa, ficaram em sigilo até o dia da festa. O local da cerimônia, uma badalada casa de festas no Brooklin, zona sul de São Paulo, por exemplo, só foi revelado às 13h13 do dia da festa.

Os casais da chapa reunidos: Lu Alckmin, Lula, Janja e Geraldo Alckmin Imagem: Ricardo Stuckert

Até a hora da festa, entre os políticos, havia um burburinho de quem havia sido convidado e quem não. A maioria preferia não confirmar, embora mostrasse interesse em falar sobre o assunto.

Foram chamados, por exemplo, os governadores petistas Fátima Bezerra (RN) e Rui Costa (BA) e os ex-governadores Benedita da Silva (RJ) e Wellington Dias (PI), que tem participado da campanha, mas não o ex-governador Camilo Santana (CE).

Entre os senadores petistas, só foi chamado Jacques Wagner (PT-BA), amigo antigo de Lula. Da bancada federal, além de Gleisi e Rui, compareceram Alexandre Padilha (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS).

A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy também esteve no casamento, mas seu ex-marido, o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP), não foi convidado.

Entre os aliados, foram escolhidos Freixo, Dino e o governador Paulo Câmara (PSB-PE). Ficaram de fora da lista outras figuras do que têm aparecido na pré-campanha do petista, como Guilherme Boulos (PSOL) e os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL) e Omar Aziz (PSD-AM).

Festa animada até 3h

A cerimônia, marcada para as 19h, começou às 19h40 e durou pouco mais de meia hora. Segundo fontes, nenhum dos dois discursou no altar, só houve a leitura de votos católicos e o beijo. Algumas palavras foram ditas posteriormente, na abertura da pista da dança. Lula chorou em diversos momentos.

Algumas pessoas, como o governador Rui Costa, a sambista Teresa Cristina e o oncologista Roberto Kalil, médico de Lula, só chegaram após a entrada de Janja.

Segundo relatos à saída, a festa foi "animada como boas festas são". Os noivos deixaram a local por volta das 00h15, mas o som seguiu até cerca de 3h, com um grupo mais reduzido.

Enquanto esteve no evento, Lula foi um dos mais animados. O ex-presidente passou grande parte do tempo na pista, com Janja.

O comediante e apresentador Paulo Vieira e Haddad ficaram até o fim. Hoje (19) é aniversário da esposa do ex-prefeito, Ana Estela, que ganhou um canto de parabéns do grupo remanescente por volta da 1h.

Durante a festa, entre a apresentação de uma banda e de uma DJ, foi exibido o novo clipe de "Sem medo de Ser feliz", o "presente" de Janja a Lula, como ela anunciou no lançamento da pré-candidatura do marido à presidência da República.

O jingle, que deve ser reciclado para esta campanha, tocou diversas vezes durante a noite, em meio a um setlist eclético, com funk, axé, forró e MPB.

Os recém-casados passaram a noite de núpcias em um hotel de luxo na região do Parque do Ibirapuera e deverão permanecer na capital paulista para a lua de mel, sem viajar.

A agenda da pré-campanha ficará suspensa até a semana que vem, quando Lula deverá viajar para a região Sul.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chico, Martinho, Ludmilla: quem não foi ao casamento de Lula e Janja - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política