Topo

Esse conteúdo é antigo

PSB aciona STF contra uso de verbas da Lei Rouanet para obras pró-armas

Mario Frias sobre Lei Rouanet: "Governo federal não tem obrigação de bancar marmanjo" - Arte UOL
Mario Frias sobre Lei Rouanet: 'Governo federal não tem obrigação de bancar marmanjo' Imagem: Arte UOL

Colaboração para o UOL, em Brasília

01/06/2022 19h01

O PSB ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação em que alega que o governo federal tem incentivado e promovido o uso dos mecanismos de fomento à cultura para o financiamento de projetos de cunho "notoriamente armamentista".

A legenda sustenta que a Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura autorizou a captação de R$ 421 mil para a edição do livro "Armas & Defesa: A História das Armas do Brasil", por meio da Lei Rouanet, que instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura.

Na avaliação da sigla, as portarias que aprovaram e homologaram o projeto, representam desvio de finalidade e violam o princípio da impessoalidade e os direitos fundamentais à cultura, à vida e à segurança pública.

A legenda requer que seja declarada a inconstitucionalidade das duas portarias, no ponto em que tratam da edição do livro mencionado, e da prática administrativa de utilização da Lei Rouanet para o financiamento de projetos pró-armas.

A ação foi distribuída ao ministro André Mendonça.

Pauta armamentista

O PSB argumenta, ainda, que, em março deste ano, o então secretário especial da Cultura, Mário Frias, e o então secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciuncula, defenderam expressamente, durante o Congresso Pró-Armas, a utilização da Lei Rouanet para o financiamento de obras de caráter supostamente cultural em favor da pauta armamentista.

De acordo com o partido, Porciuncula teria prometido a destinação de R$ 1,2 bilhão de recursos para a produção de obras audiovisuais de incentivo a armas. Na sua avaliação, os fatos demonstram um "claro desvirtuamento dos princípios de valorização da cultura e da vida".