Topo

Esse conteúdo é antigo

Conselho arquiva denúncia contra deputado que chamou senador de 'bosta'

1ª.jun.2022 - Deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) participa de reunião extraordinária na Câmara dos Deputados. - Billy Boss/Câmara dos Deputados
1ª.jun.2022 - Deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) participa de reunião extraordinária na Câmara dos Deputados. Imagem: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

14/06/2022 19h13Atualizada em 14/06/2022 19h24

O Conselho de Ética da Câmara arquivou hoje duas denúncias contra dois deputados federais do PL, Carlos Jordy (RJ) e Eduardo Bolsonaro (SP), por quebra de "decoro parlamentar" contra o senador Humberto Costa (PT-PE), em abril de 2021.

A primeira representação arquivada foi contra o deputado Carlos Jordy (RJ) por comentar "Umcerto Bosta", em alusão ao senador petista, em uma postagem publicada nas redes sociais pelo também parlamentar Eduardo Bolsonaro. O PT, autor das duas representações contra os deputados federais, também acionou o conselho contra Eduardo pela publicação.

"Drácula da Odebrecht, petista Humberto Costa quer que CPI persiga Conselho Federal de Medicina por não punir médicos que indicam tratamento imediato", disse Eduardo, segundo o requerimento, na postagem com uma foto do senador ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na postagem, o filho do presidente ainda teria escrito: "O 'Drácula' da Odebrecht, sen. Humberto Costa (PT), quer usar a CPI do Covid pra perseguir Conselho de Medicina Causa: o CFM [Conselho Federal de Medicina] não pune médico que indica tratamento imediato. Quem são os verdadeiros genocidas?".

Na mesma época da publicação do texto, o senador Humberto, que faz parte da oposição ao governo, era membro titular da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado. A comissão investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios.

Segundo a representação do PT, Carlos comentou na publicação de Eduardo, "logo na sequência, de forma absolutamente injuriosa, nos seguintes termos: 'Umcerto Bosta'", em alusão ao senador.

Na representação, Humberto havia argumentado que a intenção do comentário de Carlos era de "exclusivamente ofender, agredir e tentar macula a minha honra" e se encaixaria como "verdadeiro ato violador do decoro parlamentar e que merece a justa e adequada reprimenda deste Conselho de Ética".

O senador também apontou que a postagem de Eduardo agiu "intencionalmente visando não apenas minha imagem, mas também minha honra de forma injusta".

"Patente, pois, o intento do Representado [Eduardo] de ofender, de ridicularizar o Parlamentar do Partido dos Trabalhadores. (...) A conduta praticada pelo Deputado Federal só evidencia o verdadeiro abuso das prerrogativas conferidas aos membros do Congresso Nacional, posto que ultrapassou todos os limites aceitáveis, extrapolando assim o campo da imunidade parlamentar."

Apesar dos apontamentos do senador nas representações, os deputados Mário Heringer (PDT-MG) e Diego Garcia (Republicanos-PR), relatores das representações contra Eduardo e Jordy, respectivamente, votaram pelo arquivamento das representações na Câmara e foram seguidos pelos demais membros do colegiado.

Apesar dos arquivamentos ainda cabe recurso das denúncias no plenário da Câmara.