Topo

Moraes manda prender homem que ameaçou caçar Lula e ministros do STF

Paulo Roberto Netto

do UOL, em Brasília

22/07/2022 11h24Atualizada em 22/07/2022 16h43

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decretou a prisão temporária e autorizou buscas e apreensões contra um homem identificado como Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, que disse que iria "caçar" integrantes do tribunal e lideranças de esquerda, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele foi preso pela Polícia Federal hoje (22) em Belo Horizonte.

Identificado nas redes sociais como "Terapeuta Ivan" ou "Terapeuta Papo Reto", Ivan é simpatizante do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um dos vídeos, ele cita o feriado de 7 de Setembro e profere ameaças aos ministros do STF, ao ex-presidente Lula, à presidente do PT, Gleisi Hoffmann e ao deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ). Ao saber que seria detido, o youtuber teria resistido à prisão.

O pedido de prisão temporária foi feito pela própria PF, que alertou Moraes para o risco de Ivan promover "ações violentas" diretamente ou com a adesão de voluntários, "mediante inclusive a 'luta armada'", com o objetivo de destituir os ministros de suas funções.

Ao autorizar a prisão de Ivan, Moraes manda um recado a grupos extremistas que planejam atos para o feriado de 7 de Setembro. A pessoas próximas, o ministro tem dito que ameaças e ataques como os proferidos por Ivan não serão tolerados e que acompanha de perto as movimentações para o feriado.

Em decisão, o ministro relembra que a liberdade de expressão não é escudo para a prática de discursos de ódio, antidemocráticos e ameaças e agressões contra as instituições. Sem citar nomes, Moraes frisou ainda que a Constituição não permite a propagação de discursos de ódio e ideias contrárias ao Estado Democrático de Direito por "pré-candidatos e seus apoiadores".

Liberdade de expressão não é Liberdade de agressão! Liberdade de expressão não é Liberdade de destruição da Democracia, das Instituições e da dignidade e honra alheias! Liberdade de expressão não é Liberdade de propagação de discursos mentirosos, agressivos, de ódio e preconceituosos!"
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal

Além da prisão temporária, de cinco dias, Moraes autorizou a PF a fazer buscas em dois endereços ligados a Ivan. Um em Belo Horizonte e outro em Esmeraldas (MG), na região metropolitana da capital mineira.

A diligência ajudaria a investigação a descobrir "quem se articula" com Ivan e o "respectivo nível de engajamento das pessoas que podem estar em torno do fato", identificando quem aderiu ou pretendia aderir aos planos do youtuber.

Moraes também mandou o Twitter, Facebook e Youtube bloquearem os perfis de Ivan em suas plataformas e determinou ao Telegram que suspenda o canal usado por Ivan, preservando seu conteúdo.

Em nota, o Youtube disse que não iria se manifestar. "O processo é confidencial", disse. A reportagem entrou em contato com demais as plataformas e aguarda manifestação.

Homem defendeu "luta armada" e "caçar" ministros

Em 2020, o youtuber se candidatou a vereador com o nome "Ivan Papo Reto". Na ocasião, era filiado PSL (Hoje, União Brasil), antiga legenda de Bolsonaro, e obteve somente 189 votos.

Ao pedir a prisão, a PF afirmou que ele articulava "de forma concreta a reunião de pessoas para que, por meio de grave ameaça e violência, mediante inclusive a luta armada, cacem os ministros do Supremo Tribunal Federal para destituí-lo de suas funções judicantes". Em outro vídeo, Ivan diz que o ataque também atingiria familiares, mulheres e filhos dos ministros.

Apesar de dizer que não partiria para a violência física, em outro vídeo, publicado em seu canal na plataforma YouTube, na data de 09 de julho de 2022, intitulado 'Vamos destituir o STF e colocar o Brasil nos trilhos. O povo brasileiro vai resolver esta parada!', Ivan Rejane, afirma de forma categórica que: "eu estou dizendo, o processo da guerra, da guerra, tem muitas baixas. Muita gente vai morrer! Eu estou disposto a morrer pelo meu país. Eu estou disposto a morrer pelos meus ideais (...) Meu negócio é a luta armada. Meu negócio é a luta visceral"
Polícia Federal, ao pedir a prisão de Ivan Rejane

Em um dos vídeos, Ivan também ataca o ex-presidente Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ).

Ivan Rejane - Youtube / Reprodução - Youtube / Reprodução
22.07.2022 - O youtuber Ivan Rejane, o "Ivan Papo Reto", divulgou vídeo com ameaças a ministros do STF e lideranças de esquerda
Imagem: Youtube / Reprodução

"Eu vou dar um recado para a esquerda brasileira, principalmente pro Lula: o desgraçado põe o pé na rua, que nós vamos te mostrar o que nós vamos fazer com você, seu vagabundo do caralho, picareta, filho da puta. Anda com segurança até o talo, que nós da direita vamos começar a caçar você, essa Gleisi Hoffmann, esse Freixo frouxo do caralho", disse Ivan, em um dos vídeos entregues pela PF a Moraes.

A reportagem busca contato com a defesa de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto. O espaço segue aberto a manifestações.

Nesta manhã, Ivan publicou um vídeo em seu canal no Youtube ironizando a prisão.

"'Ah, o Ivan ameaçou juizes do STF'. Os oito togados. São oito porque esqueci do Toffoli, que é bandido. Bandido! O que eu disse eu repito e reitero: O STF é um ninho de bandidos colocados lá pelo PT, advogam pela maior facção criminosa do Brasil, o Partido dos Trabalhadores. É o STF que rasga a Constituição", afirmou.