Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro rebate DiCaprio por críticas a desmatamento: 'Você de novo, Léo?'

Bolsonaro voltou a responder o ator Leonardo DiCaprio por críticas ao desmatamento - Isac Nóbrega/PR
Bolsonaro voltou a responder o ator Leonardo DiCaprio por críticas ao desmatamento Imagem: Isac Nóbrega/PR

Do UOL, em São Paulo

28/07/2022 07h59Atualizada em 28/07/2022 09h08

O presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu críticas do ator Leonardo DiCaprio ao desmatamento na Amazônia feitas nas redes sociais. O mandatário reproduziu um vídeo do MapBiomas que o astro de Hollywood publicou na terça-feira (26) sobre as mudanças na região da floresta amazônica desde 2019. "Vocês querem mudar o mundo inteiro, mas nunca vocês mesmos", escreveu Bolsonaro.

"Você de novo, Léo? Assim, você se tornará meu melhor cabo eleitoral, como dizemos no Brasil! Eu poderia te dizer, novamente, para desistir de seu iate antes de dar uma palestra ao mundo", publicou o presidente, ao repetir crítica que fez a DiCaprio em maio. Na ocasião, Bolsonaro disse que esperava que a cantora Anitta tivesse aconselhado o ator a abrir mão de seus jatinhos e iate.

Na publicação que fez no Twitter, DiCaprio disse que a Amazônia foi atingida pelo desmatamento ilegal por atuação da indústria extrativista, atribuindo a informação ao MapBiomas.

"Qual a extensão do desmatamento na Amazônia, um dos lugares mais importantes do planeta para pessoas e vida selvagem?", também questionou o ator.

Em outro trecho da resposta de Bolsonaro, ele acusou DiCaprio de prestar mais atenção no Brasil do que nos incêndios que atingem a Europa. O continente tem enfrentado incêndios por conta do calor típico dessa época do ano na região.

"Cá entre nós, é estranho ver um cara que finge amar o Planeta dando mais atenção ao Brasil do que aos incêndios que prejudicam a Europa e seu próprio país. Alguém pode se perguntar se você é obcecado pelo meu país (ou seus recursos) ou se acredita que o Brasil é o único na Terra", afirmou o presidente.

Bolsonaro encerra a resposta citando a ativista sueca Greta Thunberg, que ficou conhecida mundialmente por declarações críticas às mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global.

"Se eu estivesse fazendo um churrasco na minha casa, tenho certeza que ela estaria gritando 'Como você se atreve?'". Essa pergunta foi feita por Thunberg em discurso na ONU (Organização das Nações Unidas) em 2019 e circulou pelo mundo todo.

Bolsonaro já mandou DiCaprio 'ficar de boca fechada'

Essa não foi a primeira vez que Bolsonaro respondeu DiCpario. Também em maio passado, o presidente disse que o ator deveria "ficar de boca fechada" e parar de falar "besteira" sobre a preservação no meio ambiente no Brasil.

"Não adianta fazer videozinho mentiroso, que está pegando fogo na Amazônia, vai mudar o clima no mundo, isso não funciona", disse Bolsonaro, em transmissão pelas redes sociais.

"O DiCaprio tem que saber que a própria diretora-presidente da OMC disse que sem o agronegócio brasileiro o mundo passa fome, então é bom o DiCaprio ficar de boca fechada em vez de ficar falando besteira", acrescentou.

Na semana anterior, em postagem no Twitter, DiCaprio havia feito um alerta sobre a importância da preservação da Amazônia para o clima mundial e chamou atenção, principalmente dos jovens, para o prazo final de regularização do título eleitoral para a eleição de outubro.