Topo

Esse conteúdo é antigo

Fardada, criança tieta Bolsonaro e canta hino em convenção do Republicanos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em Brasília*

30/07/2022 11h46Atualizada em 30/07/2022 11h46

Vestido com farda militar, um cantor mirim entoou hoje o hino nacional na abertura da convenção do Republicanos em São Paulo, com as presenças do presidente Jair Bolsonaro (PL) e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O menino aproveitou a ocasião para tietar o chefe do Executivo federal e candidato à reeleição.

"Se depender da minha geração, a nossa bandeira jamais será vermelha", disse o jovem, repetindo assim uma das frases que o governo costuma bradar em suas atividades de campanha.

A convenção do Republicanos lança oficialmente hoje a candidatura de Tarcisio Gomes de Freitas ao governo do estado. Estreante na política, ele foi ministro da Infraestrutura da gestão Bolsonaro (entre 2019 e 2022) e é tido pelo presidente da República como um pupilo.

Com o apoio do mandatário do Palácio do Planalto, o pleiteante ao governo de SP vem crescendo nas pesquisas, mas disputa votos no campo da direita com o tucano Rodrigo Garcia —ex-vice de João Doria (PSDB) e atual ocupante do cargo.

De acordo com o último Datafolha estadual, divulgado no fim do mês passado, Tarcísio e Garcia estavam empatados com 13%. O candidato do PT, Fernando Haddad, aparecia na liderança, com 34%.

A estratégia de Tarcísio é nacionalizar a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para atrair voto "bolsonarista raiz".

Antes de chegar à convenção, Bolsonaro fez uma rápida passagem na manhã de hoje por uma feira de games na capital paulista. Havia expectativa de que ele participasse de uma motociata na capital paulista, porém o evento acabou declinando.

Além da oficialização da candidatura de Tarcísio, será formalizado apoio do Republicanos à reeleição de Bolsonaro e homologada a coligação "São Paulo pode mais", que conta com os partidos PSD, PTB, PSC e PL em torno do ex-ministro da Infraestrutura. A chapa terá o ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD) como candidato a vice e o astronauta Marcos Pontes (PL) ao Senado. A suplência ainda está em aberto e há possibilidade de indicar um nome evangélico.

Ministro bem avaliado por Bolsonaro

Recentemente, Bolsonaro e Tarcísio estiveram juntos em eventos públicos em São Paulo. Em seus discursos, o presidente tem elogiado a performance do seu ex-ministro à frente da pasta da Infraestrutura.

Apesar da alta rejeição do presidente, internamente avalia-se que os eleitores de Bolsonaro são fundamentais para que Tarcísio consiga chegar ao segundo turno. O ex-ministro, no entanto, tenta se afastar dos discursos radicais do presidente, como a tentativa de desacreditar o sistema eleitoral brasileiro.

Tarcísio tem dito que nunca foi radical e sempre manteve uma linha pragmática, alinhado à identidade do eleitor paulista.

Além de ter sido ministro da Infraestrutura, Tarcísio atuou como diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), em 2011, durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O ex-ministro também foi secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Nascido no Rio de Janeiro, a campanha do seu adversário Rodrigo Garcia (PSDB) criou o mote "paulista raiz" para criticá-lo por ser de fora de São Paulo.

*Com informações do Estadão Conteúdo