Câmara do Rio libera carros blindados a vereadores e cita morte de Marielle
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro autorizou que todos os vereadores tenham direito de usar veículos blindados. O despacho é do presidente da Casa, Carlo Caiado (sem partido), que mencionou o assassinato da vereadora Marielle Franco em 2018 ao defender a medida.
"A gente tem que preservar a vida dos vereadores. Veja o que aconteceu com a nossa amiga Marielle Franco. Talvez, se ela estivesse em um carro blindado poderia ter sobrevivido. Nos casos do Luciano Vieira e da Verônica atiraram nas janelas, na altura da cabeça. Não parece ter sido uma simples tentativa de assalto", disse Caiado ao jornal O Globo mencionando Marielle, Luciano Vieira (Avante) e Verônica Costa (PL).
Marielle Franco foi assassinada a tiros no centro do Rio quando saía de um evento. Ela estava dentro de um carro e seu motorista, Anderson Gomes, também morreu.
Os carros de Luciano Vieira e Verônica Costa foram atingidos com tiros, mas eles já estavam usando veículos blindados e portanto não se feriram. Vieira relatou que os disparos foram efetuados sem qualquer abordagem, já Verônica afirmou acreditar que se tratava de uma tentativa de assalto.
A assessoria de imprensa da Câmara também mencionou o caso Marielle em nota enviada ao UOL: "Vale lembrar que a Casa já teve uma parlamentar vitimada, e que a atuação dos vereadores muitas vezes contraria interesses de grupos criminosos que atuam nas regiões da cidade".
Os carros serão alugados e pagos pela Câmara. A medida é válida por seis meses. Questionada, a Câmara não especificou qual a previsão de gasto com os aluguéis.
Para ter acesso ao aluguel do carro, o parlamentar precisa encaminhar um pedido com justificativa para a Mesa Diretora, que vai autorizar e controlar a prestação de contas apresentadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.