Topo

Tarcísio associa Garcia a Doria e ouve: 'Quem tem padrinho é você'

Lucas Borges Teixeira, Jessica Bernardo e Beatriz Montesanti

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em São Paulo

07/08/2022 23h18Atualizada em 08/08/2022 01h11

O candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) ironizou a ausência de João Doria (PSDB) na campanha do tucano Rodrigo Garcia para a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes. No primeiro debate entre candidatos ao governo de São Paulo, realizado pela Band hoje, o ex-ministro questionou Garcia: "E o Doria, seu padrinho, onde está?".

Após fazer a pergunta, o bolsonarista arrancou risada até de opositores de Garcia, em especial do ex-governador Márcio França (PSB), candidato ao Senado pela chapa de Fernando Haddad (PT).

Garcia devolveu a ironia dizendo: "Quem tem padrinho aqui é você" e lembrou que Tarcísio é candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL). O tucano completou a crítica dizendo que "até o ano passado vocês [Bolsonaro e Tarcísio] estavam escolhendo ainda o estado que você ia disputar eleição" e acusou Tarcísio de colocar a ideologia "na frente dos problemas de São Paulo".

"Quando eu faço um Poupatempo, vou lançar um hospital, não quero saber se atende quem é de direita ou de esquerda, quero que funcione bem, que atenda com qualidade", afirmou o tucano, que disse querer proteger São Paulo da polarização entre Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Vice de João Doria nas eleições de 2018, Garcia ocupou o Palácio dos Bandeirantes depois que o ex-governador deixou o posto para tentar uma vaga na disputa pela Presidência - e acabou desistindo de concorrer ao pleito na sequência por falta de apoio do partido.

Com rejeição alta em São Paulo, no entanto, Doria não tem sido mencionado por Garcia em entrevistas. A estratégia do tucano, por enquanto, tem sido a de se mostrar como um candidato que foge à polarização do embate nacional e que tem experiência de governo.

A campanha de Tarcísio, por outro lado, tem buscado colar a imagem do ex-ministro a Bolsonaro, por entender que o presidente pode atrair votos e levar o político ao segundo turno.

Garcia e Tarcísio aparecem empatados com 13% das intenções de voto na última pesquisa Datafolha, realizada em julho. Fernando Haddad (PT) lidera a pesquisa com 34%.

O debate do estado de São Paulo contou com a presença de Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT), mais bem colocados nas últimas pesquisas de intenção de voto. A mediação foi feita pelo jornalista Rodolfo Schneider.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tarcísio associa Garcia a Doria e ouve: 'Quem tem padrinho é você' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política